Qual o tipo de movimento de massa está ilustrado na figura a seguir?
- A) Queda.
- B) Rolamento.
- C) Tombamento.
- D) Corridas de massa.
- E) Deslizamentos/escorregamentos
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Tombamento.
GABARITO LETRA C
Qual o tipo de movimento de massa está ilustrado na figura a seguir?
a) Queda.
ERRADA. Quedas são movimentos em queda livre de fragmentos rochosos que se desprendem de taludes íngremes, onde blocos e/ou lascas de rocha, deslocados do maciço por intemperismo, caem por ação da gravidade, sem a presença de uma superfície de movimentação. Observe a figura a seguir.
Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
b) Rolamento.
ERRADA. Rolamentos são movimentos de blocos rochosos ao longo de encostas. São causados essencialmente pela erosão, que desestrutura a base de apoio do bloco, desestabilizando-o e provocando o rolamento. Observe a figura a seguir.
Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
c) Tombamento.
CORRETA. A imagem ilustra o movimento de massa classificado como Tombamento, que é quando um bloco rochoso sofre um movimento de rotação frontal para fora do talude/encosta. O tombamento diferencia-se da queda pelo sentido do plano de clivagem.
d) Corridas de massa.
ERRADA. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), os Fluxos de Lama e Detritos, também chamados Corridas de Massa, são movimentos de massa extremamente rápidos e desencadeados por um intenso fluxo de água na superfície, em decorrência de chuvas fortes, que liquefaz o material superficial que escoa encosta abaixo em forma de um material viscoso composto por lama e detritos rochosos. Observe a figura a seguir.
e) Deslizamentos/escorregamentos
ERRADA. Deslizamentos ou escorregamentos são movimentos de solo e rocha que ocorrem em superfícies de ruptura. São caracterizados como movimentos rápidos, com limites laterais e profundidade bem definidos, com geometria que pode ser circular, planar ou em cunha, sendo que o principal agente deflagrador destes processos são as chuvas. Observe a figura a seguir.
Fonte: Serviço Geológico do Brasil
Deixe um comentário