Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Recurso mineral que se forma em condições anóxicas, comumente associado a sulfetos, principalmente a pirita, que quando exposto à ação do oxigênio do ar e da água sofre oxidação, gerando uma solução de ácido sulfúrico e sulfato ferroso. Quando estes produtos, provenientes dos depósitos de rejeitos das minas, alcançam os cursos d´águas, acidificam as águas, aumentando o teor de sulfato.


(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. Adaptado)


O excerto refere-se à exploração de

Resposta:

A alternativa correta é letra E) reservas de carvão mineral.

  

Resolução

GABARITO LETRA E

 

Recurso mineral que se forma em condições anóxicas, comumente associado a sulfetos, principalmente a pirita, que quando exposto à ação do oxigênio do ar e da água sofre oxidação, gerando uma solução de ácido sulfúrico e sulfato ferroso. Quando estes produtos, provenientes dos depósitos de rejeitos das minas, alcançam os cursos d´águas, acidificam as águas, aumentando o teor de sulfato.

 

(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. Adaptado)

 

O excerto refere-se à exploração de

a)  jazidas de ouro e prata.

ERRADA.  Na Terra, formada há 4,5 bilhões de anos, o ouro apareceu na forma de átomos alojados na estrutura de outros minerais.  Os seis principais tipos de jazida de ouro encontradas são:

-Jazida de ouro associadas a ambientes vulcano-sedimentares do tipo greenstone belt

-Depósitos metaconglomerados do Paleoproterozóico

-Depósitos Associados a Itabiritos

-Jazida de ouro associadas a Sequências Metassedimentares de várias naturezas

-Jazidas de Ouro associadas a intrusões graníticas e vulcânicas ácidas

-Depósitos Aluvionares

A prata é encontrada na natureza em forma de minérios, que são rochas contendo compostos de prata. O método mais comum de extração da prata é a mineração subterrânea, onde a prata é extraída das veias de minério por meio de técnicas de perfuração e explosão. Existem basicamente quatro formas de encontrar o minério de prata na natureza e elas são:

-Puro

-Mineral

-Liga

-Vestígio de metal

b)  plantações para a produção de biomassa.

ERRADA. Chama-se biomassa ao material de origem vegetal ou animal, bem como dos seus derivados (resíduos e lixo). Trata-se de material orgânico, baseado em carbono, que reage com oxigénio na combustão e em processos metabólicos naturais para libertar calor.

O material inicial pode ser transformado através de processos químicos e biológicos para produzir biocombustíveis. Deste modo, biomassa é processada para obter formas mais convenientes, particularmente combustíveis líquidos para o transporte.

 

c)  depósitos de ferro e bauxita.

ERRADA.  Devido à sua quantidade, existem diversos tipos de depósitos de Ferro conhecidos, cada um deles relacionados a processos tectonomagmáticos, vulcanos sedimentares, biológicos, hidrotermais ou de alteração. Os tipos mais importantes são:

FFBs

O principal tipo de depósito de ferro em termos econômicos são as FFBs, acrônimo para Formações Ferríferas Bandadas. São compostas por rochas sedimentares químicas tipicamente bandadas ou laminadas, contendo 15% ou mais de ferro de origem sedimentar (James, 1954).

Depósitos Lateríticos (ou de alteração supergênica)

Depósitos desse tipo são formados pelo enriquecimento relativo de rochas com minerais de Fe, Mn e Al (estes bastante imóveis). Exemplos são hematita, magnetita e goethita que, após passarem por processos de alteração superficial, que lixivia os minerais menos resistente

Depósitos Oolíticos de Ferro ou Ironstones

Estes depósitos são formados por oóides (clastos com formato arredondado e de granulometria de tamanho areia de estrutura concêntrica) de diversos minerais de ferro agrupados em uma

A bauxita é amplamente conhecida no mundo da mineração e química. Ao contrário do que já foi considerada no passado, a bauxita não é um mineral. Hoje sabemos que ela é uma rocha, e sua composição é principalmente de minerais portadores de alumínio.

A composição dessa rocha não é específica. Ela é composta por uma mistura de óxidos de alumínio hidratado, hidróxidos de alumínio, além de argilominerais e alguns materiais insolúveis. Dentre os principais minerais de alumínio encontrados na bauxita destacam-se a gibbsita, boemita e diásporo.

d)  poços de petróleo e gás natural.

ERRADA.  O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro. Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.

Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.

Considerado uma energia não renovável, o gás natural (GN) é mais leve do que o ar,não tem cor e nem cheiro. É um combustível fóssil encontrado na natureza, normalmente no subsolo em grandes reservatórios, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, o gás natural resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de plantas e animais que estão acumulados em rochas a milhares de anos.

e)  reservas de carvão mineral.

CORRETA. Em nossa sociedade, o carvão mineral é uma importante fonte energética. A existência de grandes jazidas e a facilidade de exploração fazem com que seu uso por usinas termelétricas. O carvão mineral muitas vezes encontra-se misturado com um mineral chamado pirita, que é um sulfeto de ferro, popularmente conhecido como ouro-de-tolo.

A queima do carvão mineral, para fins energéticos ou metalúrgicos, produz como rejeito, a pirita (FeS₂). Rejeitos ricos em FeS, oxidam-se em presença do ar e da água, desencadeando a formação de drenagens ácidas, um dos mais graves impactos ambientais associados à atividade de mineração, que podem ocorrer em minas abandonadas ou em atividade. Os sulfetos metálicos, como a pirita, produzem o dióxido de enxofre, que é empregado na produção de ácido sulfúrico, de acordo com a reação.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *