São produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Com seus cristais ou grãos constituintes muito bem unidos, que dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos constituintes varia.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 37. Adaptado)
A definição apresentada refere-se a
- A) intemperismo.
- B) rocha.
- C) pedogênese.
- D) solo.
- E) manto de alteração
Resposta:
A alternativa correta é letra B) rocha.
Resolução
GABARITO LETRA B
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 37. Adaptado)
A definição apresentada refere-se a
a) intemperismo.
ERRADA. O intemperismo é um conjunto de processos físicos e químicos que dissolvem as rochas ao longo do tempo. Pode envolver a desintegração física e decomposição química das rochas para o solo, clastos soltos (estilhaços de pedras), componentes químicos dissolvidos (íons), e resíduos químicos sólidos. Em outras palavras, o intemperismo é tão poderoso que pode quebrar pedras para baixo em suas estruturas moleculares fundamentais.
b) rocha.
CORRETA. Rocha é um agregado consolidado de um ou mais minerais, formada a partir de processos geológicos e que podem ser classificadas de acordo com seu processo de formação em Ígneas ou Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas. A estrutura da rocha é o aspecto geral externo, que pode ser maciço, com cavidades, estratificado ou orientado, etc. A textura se revela por meio da observação mais detalhada do tamanho, forma e relacionamento entre os cristais ou grãos constituintes da rocha.
c) pedogênese.
ERRADA. Entende-se por pedogênese (pedo: solo + gênese: origem) o processo de origem ou formação dos solos. Trata-se de um processo lento que demora centenas ou até milhares de anos para completar-se, dependendo quase que totalmente de fatores externos, como o clima, a água e até os ventos.
A pedogênese operacionaliza-se a partir da transformação das rochas, que, por isso, são chamadas de “rochas mães”, uma vez que as suas características definirão também as características químicas e minerais dos solos delas provenientes.
d) solo.
ERRADA. Solo é todo material inconsolidado formado na superfície dos continentes pela ação do intemperismo e pedogênese, e que é capaz de suportar a vida, seja ela em sua forma vegetal ou animal. Em função das condições ambientais, os solos podem apresentar características e propriedades físicas, químicas e físico-químicas diferentes.
Assim, os solos podem ser argilosos, arenosos, vermelhos, amarelos ou cinza esbranquiçados. Eles ainda podem ser ricos ou pobres em material orgânico, e espessos (algumas dezenas de metros) ou rasos (alguns poucos centímetros), apresentando homogeneidade ou diferenças facilmente percebidas horizontalmente.
e) manto de alteração
ERRADA. O intemperismo (conjunto de processos que desagregam e decompõem as rochas) e a pedogênese (formação do solo no sentido restrito da palavra: materiais intemperizados reorganizados e associados à matéria orgânica) levam à formação das coberturas de materiais inconsolidados sobre as rochas duras das quais derivam, com contínuo aprofundamento. Estes processos causam uma diferenciação vertical; forma-se, assim, o manto de alteração.
Deixe um comentário