Sobre o planeta Terra e seus diversos tipos/formas de relevo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Escudos.
2. Dobrado apalachiano.
3. Escarpas.
4. De Cuestas.
5. Chapadas.
Coluna 2
( ) São áreas de planaltos sedimentares ou basálticos monoclinais. Apresentam forma de mesas inclinadas, com marcada assimetria, em função da disposição das camadas geológicas.
( ) Formação estrutural esculpida em antigas formações dobradas, exumadas pela denudação. Esse relevo caracteriza-se por um alinhamento paralelo de cristas e vales.
( ) Vertentes com significativa declividade em bordas de planaltos, serras, relevos testemunhos, etc. Sua morfologia assemelha-se a um paredão abrupto que separa trechos de topografia mais suave.
( ) Designação dada a um planalto sedimentar com camadas horizontais ou sub-horizontais estratificadas, topos aplainados, com topografia acima de 600 metros.
( ) Constituem as porções mais antigas das plataformas dos continentes. São os primeiros núcleos rochosos, normalmente formados de rochas graníticas e metamórficas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 4 – 2 – 3 – 5 – 1.
- B) 4 – 3 – 1 – 2 – 5.
- C) 5 – 1 – 4 – 3 – 2.
- D) 3 – 4 – 2 – 1 – 5.
- E) 3 – 5 – 1 – 2 – 4.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 4 – 2 – 3 – 5 – 1.
Resolução
GABARITO LETRA A
( 4 ) São áreas de planaltos sedimentares ou basálticos monoclinais. Apresentam forma de mesas inclinadas, com marcada assimetria, em função da disposição das camadas geológicas.
4. Cuesta
Cuesta é um relevo dissimétrico formado por uma camada resistente, fracamente inclinada (declividade menor que 30 graus) e interrompida pela erosão, tendo na base uma camada tenra. É constituída de um lado por um perfil côncavo em declive íngreme, e do outro lado, por um planalto suavemente inclinado.
Ocorre em vários tipos de estrutura onde aparecem mergulhos fracos, homoclinais:
a) Periferia de bacias sedimentares interiores em contato com escudos antigos. Ex: São Luís do Purunã (oeste de Curitiba), Segundo Planalto Paranaense, no arenito de Furnas.
b) Planícies costeiras. Ex: a cuesta de Apodi, no Ceará, mantida pelo calcário Jandaíra.
c) Borda de grandes arcos de dobramentos. periferia de dobras. Ex: faixa de dobramento Araguai/Paraguai (Mato Grosso).
d) Periferia de domos. Ex: Morro de Pitanga (entre Rio Claro e Piracicaba)
Elementos topográficos de uma Cuesta são: front, depressão subseqüente e reverso. Observe a imagem abaixo.
( 2) Formação estrutural esculpida em antigas formações dobradas, exumadas pela denudação. Esse relevo caracteriza-se por um alinhamento paralelo de cristas e vales.
O relevo apalachiano é o resultado da evolução avançada do relevo jurássico. Constitui-se de um conjunto de cristas e serras mais ou menos paralelas, produzidas pelos complexos mecanismos da erosão diferencial.
Segundo JATOBÁ e LINS(1998), “para que ocorra o relevo apalachiano, são necessárias as seguintes condições:o material rochoso dobrado e que foi arrasado pela erosão deve ser heterogêneo; ocorrência de afloramentos paralelos de camadas rochosas duras e tenras;existência de um fenômeno tectônico capaz de acarretar o levantamento da área para provocar uma retomada das ações erosivas.Esse tipo de relevo desenvolvido em estruturas dobradas apresenta, em geral, estas características: cristas paralelas, conjunto de vales que geralmente se dispõem sobre rochas tenras; rede de drenagem superimposta.”. Observe a imagem abaixo
( 3) Vertentes com significativa declividade em bordas de planaltos, serras, relevos testemunhos, etc. Sua morfologia assemelha-se a um paredão abrupto que separa trechos de topografia mais suave.
Escarpas é uma zona de transição entre diferentes províncias fisiogeográficas que envolve uma elevação aguda (superior a 45º), caracterizada pela formação de um penhasco ou uma encosta íngreme. A superfície desta encosta íngreme é chamada de rosto da escarpa. As escarpas geralmente são formadas pela erosão diferencial de rochas sedimentares ou pelo movimento vertical da crosta terrestre ao longo de uma falha geológica. As escarpas geralmente são formadas pela erosão diferencial de rochas cristalinas ou pelo movimento vertical da crosta terrestre ao longo de uma falha geológica. Observe a imagem abaixo.
( 5 ) Designação dada a um planalto sedimentar com camadas horizontais ou sub-horizontais estratificadas, topos aplainados, com topografia acima de 600 metros.
A chapada corresponde a um planalto principalmente de origem sedimentar, localizado sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. É um relevo tabular, caracterizado por grandes superfícies planas e elevadas, geralmente superiores a 600 metros. Tal formação geomorfológica foi esculpida pela ação de diversos agentes do intemperismo, sobretudo pela erosão eólica e pluvial. As chapadas existentes no Brasil funcionam como divisores d”água para diversas bacias hidrográficas. Além disso, são uma grande atração turística em função de sua beleza singular.
Principais características das chapadas:
- Ocorrem principalmente em planaltos sedimentares (planaltos de origem sedimentar), e não em terrenos cristalinos
- Possuem áreas planas, com mais de 500 metros de altura
- Possuem vales profundos
- Predomínio dos processos erosivos sobre a deposição de sedimentos
- Ocorrem principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil
- Com o topo em formato de mesa (ou meseta)
- Apresentam vertentes escarpadas em suas bordas
Observe a imagem abaixo.
( 1 ) Constituem as porções mais antigas das plataformas dos continentes. São os primeiros núcleos rochosos, normalmente formados de rochas graníticas e metamórficas.
Escudos Antigos ou Maciços Cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Datam da era Pré-Cambriana (Arqueozóica e Proterozóica) e são constituídos basicamente por rochas magmáticas e metamórficas,que são extensões resistentes, firmes, bastante desgastadas e geralmente associadas à ocorrência de minerais metálicos, tem suas origens em material sedimentar paleozóico.
Nos maciços que se formaram na era Proterozóica ocorrem as jazidas de minerais metálicos, como, por exemplo, as de ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio, estanho.
Terrenos arqueozóicos: Serra do Mar (granito).
Terrenos proterozóicos: jazidas de minerais (ferro e manganês.
Observe a imagem abaixo.
Logo, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 4 – 2 – 3 – 5 – 1.
Deixe um comentário