Texto associado
“Os movimentos das placas tectônicas são responsáveis pelos agentes modificadores do relevo originados no interior da Terra. A maior parte da atividade tectônica (deformação das rochas por forças internas) ocorre nos limites das placas, isto é, no ponto em que eles interagem […]”
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio. Fronteiras da Globalização. Geografia Geral e do Brasil. Ed. Ática. 1º Ed. -SP, 2006.
Quais são os agentes internos modificadores e formadores de relevo?
- A) Tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos
- B) Vulcanismo, divergentes e magmáticos
- C) Continentalidade, vulcanismo e abalos sísmicos
- D) Terremotos, vulcanismo e continentalidade
- E) Vulcanismos, magmáticos e abalos sísmicos
Resposta:
Resposta: A) Tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos
Essa é a resposta correta porque os movimentos das placas tectônicas são responsáveis pelos agentes modificadores do relevo originados no interior da Terra. A maioria da atividade tectônica (deformação das rochas por forças internas) ocorre nos limites das placas, isto é, no ponto em que elas interagem.
Os agentes internos modificadores e formadores de relevo são os processos geológicos que ocorrem no interior da Terra e que modificam a superfície terrestre. No caso, os movimentos das placas tectônicas, o vulcanismo e os abalos sísmicos são os principais agentes internos responsáveis pela formação do relevo.
O tectonismo é o processo que envolve a deformação das rochas por forças internas, como a compressão, a distensão e a cisalhamento. Já o vulcanismo é o processo que envolve a emissão de magma e lava, originando vulcões e montanhas. Os abalos sísmicos, por sua vez, são os tremores de terra causados pelo movimento das placas tectônicas.
Portanto, a alternativa A) é a mais adequada, pois menciona os três principais agentes internos modificadores e formadores de relevo: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.
Deixe um comentário