Uma das classificações de minerais os dividem em dois grupos: Minerais Metálicos e Minerais Não-Metálicos. Tomando como referência esta classificação e os minerais relacionados a seguir, assinale a alternativa que apresenta a relação correta.
I. Minerais Metálicos
II. Minerais Não-Metálicos
1. Limonita
2. Quartzo
3. Pirita
4. Magnetita
5. Muscovita
- A) 1-II 2-II 3-I 4-II 5-II
- B) 1-I 2-II 3-I 4-I 5-II
- C) 1-I 2-I 3-II 4-I 5-II
- D) 1-II 2-II 3-I 4-II 5-I
- E) 1-I 2-II 3-II 4-I 5-I
Resposta:
A alternativa correta é letra D) 1-II 2-II 3-I 4-II 5-I
Gabarito: LETRA D
Resolução
Gabarito: LETRA D
I. Minerais Metálicos
II. Minerais Não-Metálicos
2. Quartzo
3. Pirita
4. Magnetita
5. Muscovita
a) 1-II 2-II 3-I 4-II 5-II
ERRADA. A última associação está incorreta.
A limonita (II -Mineral Não-Metálico) é uma mistura indeterminada de óxidos e hidróxidos de ferro
O quartzo (II-Mineral Não-Metálico), conhecido como sílica ou dióxido de sílicio, este mineral é alocromático com dureza 7 na escala Mohs, peso específico 2,65 g/cm3 e ponto de fusão da ordem de 1.720 oC.
A pirita (I-Mineral Metálico) , ou sulfeto de ferro, é um mineral de brilho metálico, composto por ferro e enxofre (dissulfeto de ferro). Sua aparência lembra o ouro, porém, seu valor de mercado é inferior. De fórmula química FeS2 e pertencente ao grupo dos sulfetos, a pirita é facilmente encontrada em resíduos de extração de materiais, tais como carvão mineral e cobre.
A magnetita (II-Mineral Não-Metálico) pode passar para martita (= hematita). A transformação é progressiva, havendo desde magnetitas com um mínimo de hematita até magnetitas inteiramente transformadas em hematita.
A Mica Muscovita (I-Mineral Não-Metálico) é um termo genérico aplicado ao grupo de minerais alumino-silicatos complexos que possuem estrutura lamelar, compreendendo diferentes composições químicas e propriedades físicas.
b) 1-I 2-II 3-I 4-I 5-II
ERRADA. A limonita (II-Mineral Não-Metálico) é um tipo de mineral dominado por ligações iônicas ou covalentes. Geralmente possuem traço claro.
O quartzo (II-Mineral Não-Metálico) pode ser incolor (cristal de rocha), amarelo, laranja, vermelho (citrino), preto (mórion), roxo (ametista), rosa, cinza, branco etc. Minerais como o quartzo não possuem nenhuma direção de clivagem, ou seja, a tendência de quebrar é a mesma em todas as direções.
Pirita (I-Mineral Metálico) , é o principal constituinte do rejeito da extração de carvão no sul doestado de Santa Catarina. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou óxidos.Quando exposta ao meio ambiente, pode reagir com oxigênio e água, formando ácidosulfúrico e lixiviando o solo (HURLBUT, 1985).
A Magnetita (II- Mineral Não-Metálico), é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. É comum em rochas magmáticas como mineral acessório. Presente em rochas metamórficas, de metamorfismo de contato ou regional formando lentes.
A Muscovita (Mineral Metálico) é um dos mais importantes e mais comuns silicatos formadores de rocha (característico de rochas ácidas), sendo também muito resistente ao intemperismo e ao metamorfismo (o que permite sua presença em quase qualquer tipo de rocha). Sua estrutura está composta de camadas superpostas de placas de (Si,Al) 2O5 ligadas a lâminas “tipo gobsita”, intercaladas por íons de K ou Na que mantém o balanço de carga (e geram o plano de fraqueza estrutural que origina o hábito micáceo do mineral).
c) 1-I 2-I 3-II 4-I 5-II
ERRADA. Tomando como referência esta classificação e os minerais relacionados ao enunciado, a relação correta é: limonita (II -Mineral Não-Metálico), o quartzo (II-Mineral Não-Metálico), a pirita (I-Mineral Metálico) , a magnetita (II-Mineral Não-Metálico) e a Mica Muscovita (I-Mineral Não-Metálico).
d) 1-II 2-II 3-I 4-II 5-I
CORRETA. A limonita (II- Mineral Não-Metálico) é uma istura de vários hidróxidos de ferro, incluindo goetita, lepidocrocita ehidrolepidocrocita, além de impurezas como matéria argilosa e quartzo.
O quartzo (II-Mineral Não-Metálico) é o principal mineral do grupo de SiO2 dos tectossilicatos. Além de ser formado só por tetraedros de sílica altamente polimerizados, sua estrutura química simples o relaciona à grande variedade de polimorfos de sílica (cristobalita e tridimita, membros do grupo e diferenciados só pelo arranjo tridimensional dos tetraedros de sílica).
A pirita (I-Mineral Metálico) é um sulfeto muito comum e o sulfeto mais comum e abundante, ocorrendo em rochas ígneas,metamórficas e sedimentares, além de estar presente em muitos tipos de minérios sulfetados e oxidados.
A magnetita(II-Mineral Não-Metálico) é um óxido muito comum, ocorrendo em muitos tipos de rochas. Tem enorme importância como minério de Fe, V e Ti, entre outros. Participa da composição de muitos outros tipos de minérios.
A Muscovita (I Mineral Metálico) é um mMineral formado por processos pneumatolíticos, hidrotermais e metamórficos (metamorfismo regional e de contato em condições de temperaturas baixas a altas); forma-se também na cristalização magmática de rochas ácidas, especialmente nas fases finais, aparecendo nos granitos a duas micas, aplitos e pegmatitos, sendo que nos granitos na maioria dos casos resulta de transformações pós-magmáticas (metamorfismo e hidrotermalismo).
e) 1-I 2-II 3-II 4-I 5-I
ERRADA. A associação entre os minerais Metálicos e não-Metálicos é: limonita (II -Mineral Não-Metálico), o quartzo (II-Mineral Não-Metálico), a pirita (I-Mineral Metálico) , a magnetita (II-Mineral Não-Metálico) e a Mica Muscovita (I-Mineral Não-Metálico).
Deixe um comentário