Vulcão pode entrar em erupção e “afetar” final da
Libertadores
Faltando menos de uma semana para a final da Copa Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR, a escolha da Conmebol por Guyaquil, no Equador, como cidade-sede da decisão, segue dando polêmica e, dessa vez, por um motivo preocupante. Como se já não bastassem os problemas que surgiram nos últimos meses sobre o fracasso na venda de ingressos, os altos preços de deslocamento, além da violência urbana, a possibilidade de erupção de um vulcão em Quito, na capital do País, pode afetar os voos diretos a Guayaquil.
Disponível em: https://lerunica.com.br/2022/10/24
vulcao-pode-entrar-em-erupcao-e-afetar-final-da-libertadores/ Acesso em: 2 nov. 2022.
O Equador está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, área marcada por uma intensa atividade geológica. Sobre os agentes construtores do relevo terrestre, pode-se afirmar que
- A) o vulcanismo é um fenômeno que não ocorre no contato entre duas placas continentais.
- B) os terremotos não ocorrem em áreas de estrutura geológica antiga.
- C) o vulcanismo ocorre frequentemente em áreas de movimento tectônico tangencial.
- D) os hot spots, como o Havaí, são formados em áreas de movimento convergente.
Resposta:
Resposta:
O vulcanismo é um fenômeno que ocorre no contato entre duas placas continentais.
Explicação:
O Equador está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, uma área marcada por uma intensa atividade geológica. A escolha da Conmebol por Guayaquil como cidade-sede da final da Copa Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR pode ser afetada pela possibilidade de erupção de um vulcão em Quito, capital do país.
O vulcanismo é um agente construtor do relevo terrestre que ocorre quando há movimento tectônico convergente entre duas placas continentais. Este fenômeno é comum em áreas de estrutura geológica antiga, como é o caso do Equador.
Quando essas placas se movem uma em direção à outra, elas podem causar a formação de montanhas, vulcões e outros acidentes geográficos. Além disso, a pressão e o calor gerados pelo movimento das placas podem causar a fusão de rochas, formando magma, que pode posteriormente se transformar em lava.
Portanto, é correto afirmar que o vulcanismo é um fenômeno que ocorre no contato entre duas placas continentais, e não é um fenômeno que ocorre em áreas de estrutura geológica antiga, nem é um fenômeno que ocorre frequentemente em áreas de movimento tectônico tangencial.
Deixe um comentário