Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos bem onde eles se concentram.
Adaptado de revistagalileu.globo.com, setembro/2014.
A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo. A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é:
- A) baixa densidade demográfica
- B) redução do crescimento econômico
- C) descontinuidade das transmissões globais
- D) desigualdade de desenvolvimento tecnológico
Resposta:
A resposta correta é a letra D) desigualdade de desenvolvimento tecnológico.
Essa resposta é justificada pelo fato de que a desigualdade no desenvolvimento tecnológico entre os países é um dos principais fatores que contribuem para as diferenças regionais na concentração do uso da Internet. Enquanto alguns países possuem uma infraestrutura robusta e avançada para suportar a tecnologia de rede, Internet, outros países ainda carecem dessas condições, o que limita o acesso à rede.
Além disso, a desigualdade econômica e social também contribui para essa desigualdade, pois os países mais ricos e desenvolvidos possuem mais recursos para investir em infraestrutura e tecnologia, enquanto os países mais pobres e em desenvolvimento carecem desses recursos.
Portanto, a desigualdade de desenvolvimento tecnológico é um fator crucial para explicar as diferenças regionais na concentração do uso da Internet, pois afeta diretamente a capacidade dos países de se conectar à rede e usufruir dos benefícios que ela oferece.
Deixe um comentário