O desemprego é adjetivado como “estrutural” quando, por exemplo, se refere às mudanças e arranjos na estrutura produtiva, via novas tecnologias, que atingem tanto países subdesenvolvidos quanto os de maior desenvolvimento industrial.
Associando a mensagem dos quadrinhos ao texto acima, conclui-se que a principal razão para a situação retratada está no fato de que o novo padrão tecnológico exige:
- A) preparação intelectual e técnica do trabalhador pela via do processo educacional.
- B) aumento de funções de trabalho sofisticadas nas empresas públicas.
- C) redução dos salários da força de trabalho nos grandes centro urbanos.
- D) adoção de contrato de trabalho nas cidades médias.
- E) substituição de mão-de-obra pelo uso de novas tecnologias no setor de comércio.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) preparação intelectual e técnica do trabalhador pela via do processo educacional.
Gabarito: LETRA A
A questão versa sobre o desemprego estrutural, solicitando para o candidato assinalar a alternativa correta de acordo com a exigência do novo padrão tecnológico imposto por esse processo. Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.
Enunciado
Associando a mensagem dos quadrinhos ao texto acima, conclui-se que a principal razão para a situação retratada está no fato de que o novo padrão tecnológico exige:
Resolução
a) preparação intelectual e técnica do trabalhador pela via do processo educacional.
CORRETA. O quadrinho retrata como o desemprego estrutural vem alterando o padrão produtivo da sociedade. Um dos motivos para essa mudança acontecer foi a chegada de novas tecnologias que exige uma preparação intelectual para ocupar esses novos postos de trabalho.
De acordo com Solow (1986), o desemprego estrutural é resultado da falta de habilidades e qualificações necessárias para atender à demanda por empregos em setores que estão em crescimento, enquanto a demanda por empregos em setores em declínio diminui".
Nesse sentido, para tentar vencer esse desemprego será necessário incentivar a educação continuada ao longo de toda a vida e a requalificação diante de novos ambientes.
b) aumento de funções de trabalho sofisticadas nas empresas públicas.
ERRADA. Grande parte das empresas públicas ainda estão no processo de transição informacional sem aumento de funções de trabalho sofisticadas.
O desemprego estrutural é, em resumo, uma das formas pela qual as pessoas ficam sem emprego. Essa situação aparece em momentos onde o volume de empregos disponíveis no país não é suficiente para gerar ocupação a toda população que busca por um trabalho. Aqueles que não possuem habilidades digitais ou não têm acesso a programas de qualificação e requalificação podem ficar desempregados por um período. Nesse caso, países que investem em infraestrutura digital, educação tecnológica e pesquisa e desenvolvimento têm vantagens competitivas no mercado internacional.
c) redução dos salários da força de trabalho nos grandes centros urbanos.
ERRADA. O impacto direto ocasionado pelo novo padrão tecnológico vai ser na preparação intelectual do trabalhador. A dificuldade para lidar com sistemas digitais e a informatização dos dados pode fazer com que muitas pessoas percam oportunidades de emprego. E, para evitar a intensificação do problema, é necessário investir em programas de treinamento, pois na atualidade a educação e a qualificação tornaram-se requisitos básicos para a expansão do emprego produtivo.
d) adoção de contrato de trabalho nas cidades médias.
ERRADA. Em todas as cidades existe o trabalho formal e informal. O novo padrão tecnológico imposto pelo desemprego estrutural vai exigir grandes investimento em educação para qualificar a mão-de-obra e preparar o trabalhador para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo em que as inovações tecnológicas extinguem postos de trabalho, criam outros novos, não na mesma proporção, mas com a mesma velocidade e exigindo profissionais mais capacitados e especializados para desempenharem tais tarefas.
e) substituição de mão-de-obra pelo uso de novas tecnologias no setor de comércio.
ERRADA. O novo padrão tecnológico vai requerer qualificação para controlar as tecnologias. O mundo está passando por uma epidemia de automação, mecanização, informatização e robotização, alastrando-se, por causa disso, o chamado "desemprego estrutural". Nessa visão, a tecnologia seria causa do desemprego.
De um modo geral, as novas tecnologias demandam trabalhadores mais qualificados. Um bom nível educacional facilita a readaptação da mão-de-obra e mantém alto o nível de emprego. Uma educação precária, dificulta a readaptação e provoca desemprego.
Deixe um comentário