A aceitação de riscos diz respeito também às empresas em função da concorrência, das escolhas nacionais ou mundiais, as quais também dependem das redes de venda e de produção. As conseqüências podem ser a implantação ou, ao contrário, o fechamento de novas fábricas, com efeitos sobre o emprego e a economia local.
A abertura das economias à globalização, à desregulamentação da vida econômica, que se afirmou a partir do começo dos anos 80 do século XX, a emergência de redes como a Internet sobrepõem-se e traduzem-se no desenvolvimento do mercado virtual. Tanto o espaço quanto o tempo são, de alguma forma, abolidos; a esfera financeira está unificada pela língua (inglesa), pela moeda (o dólar), pelo método (a maximização dos lucros no curto prazo) e pela cultura de Wall Street ou de Chicago. Situamo-nos, assim, no que se pode nomear de um risco sistêmico, em um contexto de complexidades e fragilidades extremas; uma simples disfuncionalidade técnica pode, então, ser 19 comparada a uma espécie de castelo de cartas, que poderia desmoronar pouco a pouco após um simples boato. Os riscos econômicos são analisados igualmente em termos sociais geradores de crises; estes, como desemprego, insegurança e distúrbios.
V. Veyret. Os riscos, o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2007, p. 72-3 (com adaptações).
Considerando o texto acima e as temáticas por ele abordadas, julgue o item.
A prevalência do capital financeiro, visível desde meados do século XIX, tende à redução quanto mais se aprofunda o caráter global da economia contemporânea.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
A afirmação de que a prevalência do capital financeiro tende à redução quanto mais se aprofunda o caráter global da economia contemporânea é errônea. Na verdade, o caráter global da economia contemporânea está mais relacionado à expansão e ao fortalecimento do capital financeiro, que passou a exercer um papel cada vez mais importante nas economias nacionais e internacionais.
Como visto no texto, a globalização e a desregulamentação da vida econômica levaram ao surgimento de redes como a Internet, que permitiram o desenvolvimento do mercado virtual e a intensificação do comércio internacional. Isso, por sua vez, fortaleceu o papel do capital financeiro, que passou a exercer um controle mais amplo sobre as economias nacionais e internacionais.
Além disso, a afirmação de que a prevalência do capital financeiro tende à redução é contrária à realidade histórica, pois desde meados do século XIX, o capital financeiro tem se expandido e fortalecido, exercendo um papel cada vez mais importante nas economias nacionais e internacionais.
Portanto, a afirmação de que a prevalência do capital financeiro tende à redução quanto mais se aprofunda o caráter global da economia contemporânea é errônea e a alternativa correta é letra B) Errado.
Deixe um comentário