Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A empresa-rede pode realizar uma integração horizontal quando as diferentes unidades de produção fabricam produtos finais que constituem a essência do fluxo entre unidades que estão localizadas em países diferentes. Trata-se, na realidade, de uma especialização por produto. Um exemplo é a organização da Toyota no sudeste asiático, cuja distribuição de unidades de produção entre Tailândia, Malásia, Filipinas e Indonésia gera intenso fluxo intracorporativo.

Adaptado de PIRES DO RIO, G. A espacialidade da economia: superfícies, fluxos e redes. In: CASTRO, I. e outros. Olhares

geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

O sucesso da estratégia empresarial descrita depende da seguinte característica econômica entre os países participantes:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) reduzidos índices de tarifas aduaneiras

 

 

Resolução

GABARITO LETRA A

  

Adaptado de PIRES DO RIO, G. A espacialidade da economia: superfícies, fluxos e redes. In: CASTRO, I. e outros. Olhares

 

O sucesso da estratégia empresarial descrita depende da seguinte característica econômica entre os países participantes:

a)  reduzidos índices de tarifas aduaneiras

CORRETA. O texto fala da desconcentração da produção, onde a empresa pode apresentar diferentes unidades de produção (filiais) em localidades diferentes (países, regiões, polos) no sentido de reduzir os custos e aumentar a competividade. Muitas indústrias procuraram outros espaços geográficos, onde os custos de produção são menores, como por exemplo, os incentivos fiscais, a mão de obra barata, boa infraestrutura. Desse modo, para toda essa configuração seja efetiva será necessário a participação dos países na redução de tarifas aduaneiras que são tarifas pagas quando um produto passa pela fronteira de um país. Essas tarifas normalmente estão inseridas nos acordos que os governos fazem para reduzir os impostos tanto de exportações como de importações entre os países acordados.

b)  eficientes sistemas de proteção laboral

ERRADA. A proteção laboral (trabalho) cria dificuldades para a flexibilização da produção descrita pelo texto. Almejando contribuir para a desconcentração da produção, mediante a conclusão de acordos recíprocos e mutuamente vantajosos, muitos países estão adotando uma redução substancial das tarifas aduaneiras em matéria de comércio internacional. Essa ação também aumenta o grau aproximação entre os países.

c)  elevados níveis de desenvolvimento tecnológico

ERRADA. Os elevados níveis de desenvolvimento tecnológico já pertencem as economias desenvolvidas, ou seja, esse não é um fator dependente para o sucesso das empresas descritas no texto. As empresas globais desenvolvem diversificadas estratégias de organização espacial, visando minimizar custos e maximizar a competitividade de seus produtos. No caso apresentado no texto, verifica-se uma desconcentração a produção efetuada pela Toyota no leste asiático. Cada país se especializa em um ou mais produtos, que são intercambiados no interior desse conjunto. Para que essa estratégia seja viabilizada, não pode haver barreiras tarifárias elevadas entre os países participantes.

d)  semelhantes magnitudes de mercados consumidores

ERRADA. No atual cenário global os mercados consumidores apresentam características distintas.  As tarifas aduaneiras são por excelência os instrumentos mais diretos de atuação dos Estados no controle dos fluxos internacionais e podem ser utilizadas para garantir condições favoráveis. Na situação narrada pelo texto  a redução das tarifas poderá proporcionar a implantação de unidades de produção em países com mão de obra barata e ter um lucro mais acessível, inclusive, aproveitando novas oportunidades de investimento em nível regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *