“A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-la, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta: o estado das técnicas e o estado da política.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 22
As opções a seguir apresentam os sentidos e as características da globalização, à exceção de uma. Assinale-a.
- A) Um mundo homogêneo, integrado e unido em torno de uma aldeia global representa a globalização como fábula.
- B) O aumento da pobreza e da desigualdade são mazelas que indicam a perversidade do processo de globalização.
- C) A unicidade técnica e a convergência dos momentos são fatores que ajudam a explicar a globalização.
- D) As técnicas se apresentam de forma isolada, pois cada instrumento atua independentemente para a consolidação da globalização.
- E) A concentração da sociodiversidade em alguns lugares do mundo serve como base para uma outra globalização.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) As técnicas se apresentam de forma isolada, pois cada instrumento atua independentemente para a consolidação da globalização.
Gabarito: alternativa D)
As opções a seguir apresentam os sentidos e as características da globalização, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Um mundo homogêneo, integrado e unido em torno de uma aldeia global representa a globalização como fábula.
Correta. Em seus estudos acerca do fenômenos da globalização e de seus impactos no mundo contemporâneo, o geógrafo brasileiro Milton Santos traz três perspectivas da globalização na obra referenciada no texto da questão:
- O mundo como percebemos: a globalização como fábula. - O mundo real: a globalização como perversidade [alternativa B)]. - O mundo enquanto um lugar de possibilidades: uma outra globalização.
O presente item traz um argumento que fundamenta a globalização como fábula.
b) O aumento da pobreza e da desigualdade são mazelas que indicam a perversidade do processo de globalização.
Correta. Esse item traz informações corretas sobre a globalização como perversidade, perspectiva apresenta por Milton Santos na obra Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.
c) A unicidade técnica e a convergência dos momentos são fatores que ajudam a explicar a globalização.
Correta. Esses são elementos que dialogam com a visão de um mundo homogêneo e integrado, representado na globalização como fábula. O item apresenta uma das ideias centrais de Milton Santos na obra referenciada pelo texto da questão.
d) As técnicas se apresentam de forma isolada, pois cada instrumento atua independentemente para a consolidação da globalização.
Incorreta! A internacionalização do lógica capitalista, mencionada no texto da questão, pressupõe que as técnicas se apresentem de forma interdependente e não de forma isolada, como diz o item.
Em outras palavras, uma economia pautada na internacionalização caracteriza-se pela integração e pelas relações de interdependência, que possibilitam um intenso fluxo de pessoas, mercadorias e capitais.
e) A concentração da sociodiversidade em alguns lugares do mundo serve como base para uma outra globalização.
Correta. Tal concentração da sociodiversidade representa uma resistência ao processo de homogeneização cultural, elemento da internacionalização da economia. Nesse sentido, o item apresenta um das bases da perspectiva de Milton Santos que enxerga o mundo como um local de possibilidades, representada pela expressão "uma outra globalização".
Deixe um comentário