Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A globalização trouxe e traz mudanças em todas as dimensões e ações humanas. Nessa direção, a alimentação da necessidade de consumo modifica as relações sociais, uma vez que “o consumismo e competitividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão”.


(SANTOS, Milton. Por outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001).

 

Acerca da globalização e suas relações mercadológicas, todas as assertivas descritas estão corretas, exceto:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) No atual estágio do processo de globalização, apesar de o mercado funcionar como um grande distribuidor de ilusões, uma espécie de produtor de atrações e tentações, disponibilizando bens e serviços, como se fossem verdadeiros objetos do desejo, para seduzir todos os possíveis consumidores, há uma emancipação consumista dos indivíduos pautada numa busca crescente de conscientização individual e coletiva frente aos ditames mercadológicos do consumo.

GABARITO LETRA E

 

Vamos aos comentários das alternativas.

 

a) A globalização econômica se caracteriza por mudanças tecnológicas de grande alcance e por alterações significativas nos processos de trabalho e de produção, fato que evidencia o triunfo da racionalidade da sociedade capitalista, alicerçada na consolidação dos processos de internacionalização e de mundialização econômica.

 

CORRETA. Os desenvolvimentos tecnológicos e que facilita a comunicação entre pessoas e entre instituições e que facilita a circulação de pessoas, bens e serviços ,modifica as relações de trabalho e produção e constitui um importante centro neurálgico da Globalização.

 

b) A globalização, atualmente, promove um modo essencialmente racional e cartesiano de ser e pensar, da calculabilidade do dever e do haver, o qual desdobra-se em dinâmicas substanciais da sociedade contemporânea em que uma de suas faces encerrra-se na finalidade única que é o propósito de produzir e consumir.

 

CORRETA. O capitalismo no seu processo de internacionalização e de mundialização traz a tona o triunfo da racionalidade da sociedade capitalista. Essa consagração de um modo essencialmente racional e cartesiano de ser e pensar, direciona a sociedade num único propósito de produzir e consumir. Logo, percebe-se que o indivíduo não entra em relação com os outros como pessoa, mas sim em função da produção e do consumo, se transformando num ser conômico e deixando de lado um ser social.

 

c) As forças atuais da globalização conferem primazia substancial ao mercado ao aclamarem o princípio da quantidade, que passa a permear todos os níveis da vida social, generalizando-se com uma rapidez e velocidade inconcebíveis em tempos de outrora.

 

CORRETA. A globalização impõe ao mercado a lógica da quantidade em escala global, estimuladas por produtos e mercadorias que levam o individuo ao consumo desenfreado ,adquirindo no geral produtos sem necessidade prática para o dia a dia, que por vezes é descartados quando não o satisfaz o individuo .

 

d) Na época da globalização, o mercado impõe e consagra sua lógica da quantidade em escala global, expressa na diversidade de mercadorias globais produzidas, com o objetivo de estimular o consumo efêmero e volátil, suprindo e satisfazendo necessidades reais e imaginárias múltiplas, que podem ser descartadas com um piscar de olhos.

 

CORRETA. O mercado no contexto da globalização,  incorpora e potencializa uma nova função: o de grande distribuidor de ilusões, uma espécie de produtor de atrações e tentações, disponibilizando bens e serviços, como se fossem verdadeiros objetos do desejo, para seduzir todos os possíveis consumidores.

 

e) No atual estágio do processo de globalização, apesar de o mercado funcionar como um grande distribuidor de ilusões, uma espécie de produtor de atrações e tentações, disponibilizando bens e serviços, como se fossem verdadeiros objetos do desejo, para seduzir todos os possíveis consumidores, há uma emancipação consumista dos indivíduos pautada numa busca crescente de conscientização individual e coletiva frente aos ditames mercadológicos do consumo.

 

ERRADA. Na globalização atual não há uma emancipação consumista dos indivíduos pautada numa busca crescente de conscientização individual. Vivemos num estágio mercantilista (era do consumo),onde tudo tende a ser produzido, comercializado e consumido, na forma de mercadoria. Uma era em que o conceito de cidadão se banaliza e se iguala ao de consumidor, e em que a liberdade se equipara a possibilidade de adquirir uma diversidade de produtos disponíveis no mercado. A confecção e criação de produtos e voltada para ser descartável, para dar lugar a novas mercadorias, novas atrações, novas possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *