A internacionalização da economia atribuiu à cidade novos papéis. Algumas cidades, pelo seu papel na esfera global, são consideradas metrópoles mundiais. Para serem assim consideradas, essas cidades necessariamente precisam ser as(os)
- A) capitais de países desenvolvidos, com mais de 10 milhões de habitantes.
- B) capitais com mais de 15 milhões de habitantes.
- C) metrópoles que concentram grandes capitais, profissionais qualificados e tecnologia.
- D) centros militares de grande poderio bélico.
- E) metrópoles que possuem reduzidas disparidades sociais.
Resposta:
A resposta correta é a letra C) metrópoles que concentram grandes capitais, profissionais qualificados e tecnologia.
Essa resposta está correta porque as metrópoles mundiais são cidades que concentram grandes capitais, profissionais qualificados e tecnologia. Essas cidades possuem uma grande influência econômica e política no mundo e são consideradas centros de decisão e inovação. Exemplos de metrópoles mundiais incluem cidades como Nova York, Londres, Tóquio e Paris.
A opção A, capitais de países desenvolvidos com mais de 10 milhões de habitantes, não é uma condição necessária para uma cidade ser considerada uma metrópole mundial. Embora muitas metrópoles mundiais sejam capitais de países desenvolvidos, não é um requisito fundamental.
Da mesma forma, a opção B, capitais com mais de 15 milhões de habitantes, também não é uma condição suficiente para uma cidade ser considerada uma metrópole mundial. A população é apenas um dos fatores que contribuem para a importância de uma cidade.
A opção D, centros militares de grande poderio bélico, não está relacionada à definição de metrópole mundial. A influência militar não é um critério fundamental para a definição de uma metrópole mundial.
A opção E, metrópoles que possuem reduzidas disparidades sociais, não é uma condição necessária para uma cidade ser considerada uma metrópole mundial. Embora as metrópoles mundiais tendam a ter uma melhor qualidade de vida e menor desigualdade social, não é um requisito fundamental.
Deixe um comentário