Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A mundialização da economia capitalista demandou um mundo dividido em países produtores de bens industrializados e países unicamente produtores de matérias-primas, quer agrícolas ou minerais. Além desse contexto, pressupõe também a descentralização da atividade industrial e sua instalação e difusão por todo mundo.


(ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)


Nesse cenário e dentro desse contexto emerge a necessidade de uma nova

Resposta:

A alternativa correta é letra A) divisão internacional do trabalho.

Gabarito: LETRA A

 

A questão versa sobre a mundialização da economia capitalista e seus efeitos nos países e na atividade industrial. Nesse sentido, vamos analisar as alternativas para encontrar a resposta correta.

 

a)  divisão internacional do trabalho.

CORRETA. A Nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é uma divisão produtiva em âmbito internacional.

O mundo moderno ainda sente os efeitos da revolução técnico-científica, assim como os países do planeta ainda se encontram em uma Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Na fase atual da DIT, os países estão divididos entre exportadores e importadores de tecnologias. No contexto da nova DIT, pesquisa e produção de conhecimento são essenciais para a economia.

Os países centrais na divisão internacional do trabalho possuem economias ainda frágeis e passíveis de crises econômicas oferecem aos países industrializados um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante, entre outros.

b)  regionalização do espaço mundial considerando países importadores e exportadores.

ERRADA. Países importadores e exportadores já existem dentro da econômica globalizada capitalista. Não haveria necessidade dessa nova regionalização.

A Divisão Internacional do Trabalho acentuou as desigualdades existentes entre países pobres e ricos. Ocorre entre os países subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima, com mão de obra barata e geralmente com industrialização tardia), e os desenvolvidos (economia desenvolvida e industrializada). Nesse contexto, ocorre a necessidade de uma nova divisão de atividades econômicas - produção, comercialização, exportação e importação - entre os países.

 

c)  classificação dos países entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.

ERRADA. As Nações Unidas dividem os países em duas categorias: países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é a distribuição da produção econômico-industrial e internacional. Considerando que é impossível que um único país seja potencialmente produtor de todas as mercadorias, dividem-se os campos de especialização produtiva pelas diversas partes da Terra.

A produção industrial continua sendo realizada majoritariamente pelos países desenvolvidos, ou com o capital oriundo desses países. Apenas o local da produção é que mudou, mas todo o capital dessas empresas retorna aos seus países de origem. Essa migração das multinacionais se deve pela busca de mão de obra abundante nos países pobres e por maiores oportunidades de explorarem os recursos naturais.

 

d)  formação de blocos econômicos de produção.

ERRADA. Os blocos econômicos são associações criadas entre os países para que eles estabeleçam relações entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais, ou seja, eles são consequência da mundialização da economia capitalista, não sendo uma novidade.

A divisão internacional do trabalho (DIT) se refere ao padrão de comércio/trabalho entre  os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos, da seguinte maneira :os países desenvolvidos importam (compram) as matérias primas dos países subdesenvolvidos ; os países desenvolvidos transformam as matérias-primas em bens acabados (automóveis, eletrodomésticos, máquinas,  etc.) através das suas indústrias (fábricas) .  Então, os países subdesenvolvidos importam os produtos industrializados dos países desenvolvidos

Na Nova DIT a participação dos países pobres se dá pela produção de manufaturas que empregam pouca tecnologia, mão-de-obra barata , em atividades insalubres e poluidoras, rejeitadas nas nações mais ricas. Nos países desenvolvidos a participação ocorre com a produção de bens industriais de alto valor agregado (caros) e de serviços de apoio à produção.

e)  divisão do mundo bipolar: capitalista e socialista.

ERRADA. O termo mundo bipolar era utilizado para caracterizar essa divisão ideológica entre o bloco capitalista e o bloco socialista durante a Guerra Fria. Esse tipo de divisão é ultrapassado devido a globalização e o capitalismo Técnico-científico informacional.

Na atual DIT, o recente processo de industrialização de alguns países periféricos tornou-os competitivos em relação a novas tecnologias, qualificação e valorização econômica da mão de obra, beneficiando-os com os lucros obtidos e reduzindo gradativamente a sua dependência aos países ricos e industrializados.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *