Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da Divisão Social do Trabalho, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.


I– A divisão social do trabalho entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho. Ou seja, no caso do capitalismo, uma divisão do trabalho que se dá na troca entre capitalistas individuais e independentes que competem uns com os outros.


II– Uma característica essencial da divisão social do trabalho é a sua capacidade de diminuir a produtividade. Isso porque sem especialização e eficiência produtiva, permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.


III– A divisão do trabalho sempre existiu. Inicialmente, dava-se ao acaso, pela divisão sexual, de acordo com a idade e vigor corporal. Com a complexidade da vida em sociedade e o aprofundamento do sistema de trocas entre diferentes grupos e sociedades, identifica-se a divisão do trabalho em especialidades produtivas, designada pela expressão „divisão social do trabalho‟ ou divisão do trabalho social.


Está(ão) incorreta(s)

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Apenas a afirmativa II.

GABARITO LETRA B

 

Vamos aos comentários dos Itens.

 

I- A divisão social do trabalho entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho. Ou seja, no caso do capitalismo, uma divisão do trabalho que se dá na troca entre capitalistas individuais e independentes que competem uns com os outros.

 

CORRETA. Segundo o pensamento de Karl Marx (O Capital) há duas divisões do trabalho inteiramente diversas: primeiro, existe a divisão social do trabalho, entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho que são levadas a cabo, independentemente umas das outras, por produtores privados; segundo, há a divisão de trabalho entre trabalhadores, cada um dos quais executa uma operação parcial de um conjunto de operações que são, todas, executadas simultaneamente e cujo resultado é o produto social do trabalho coletivo. È Baseado nesses pressupostos teóricos,que a  divisão social do trabalho, no capitalismo, se dá na troca entre capitalistas individuais e independentes que competem entre si.

 

II- Uma característica essencial da divisão social do trabalho é a sua capacidade de diminuir a produtividade. Isso porque sem especialização e eficiência produtiva, permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.

 

ERRADA. Pelo contrário. Uma característica essencial da divisão social do trabalho é a sua capacidade de aumentar a produtividade. Isso porque especialização aumenta a eficiência produtiva e permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.

 

III- A divisão do trabalho sempre existiu. Inicialmente, dava-se ao acaso, pela divisão sexual, de acordo com a idade e vigor corporal. Com a complexidade da vida em sociedade e o aprofundamento do sistema de trocas entre diferentes grupos e sociedades, identifica-se a divisão do trabalho em especialidades produtivas, designada pela expressão „divisão social do trabalho‟ ou divisão do trabalho social.

 

CORRETA. Esta forma de divisão do trabalho ficou bem caracterizada na estrutura dos ofícios da Idade Média. Os artesãos organizados nas guildas, ou corporações de artífices, constituíam uma unidade de produção, de capacitação para o ofício e de comercialização dos produtos. Apesar de existir, entre mestres-companheiros-aprendizes, divisão do trabalho, hierarquia e também atividades de coordenação e gerenciamento do processo de produção, estas eram diferentes da divisão parcelar do trabalho e da hierarquia verificada na emergência das fábricas e do modo de produção capitalista.

 

Logo os itens I e III estão corretos e o item II está errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *