A revolução tecnológica, a globalização da economia e da política, e os fenômenos sociais dela decorrentes trouxeram. ao campo da educação novas provocações e inquietações. colocando para a Filosofia e a Didática a necessidade de superação:
I. do atraso tecnológico e administrativo das práticas culturais escolares.
II. da fragmentação por meio de um diálogo dos saberes presentes na ação docente. realizando uma revisão didático-pedagógica fundamentada.
III. da massificação decorrente da globalização por meio da percepção clara das diferenças e especificidades.
IV. da incompetência dos professores para ensinar novos paradigmas pedagógicos.
V. de um embate entre a razão instrumental e o irracionalismo, por meio da descoberta e valorização da sensibilidade, articulando todas as capacidades dos indivíduos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A) I, IV e V.
- B) I, III e IV.
- C) I, II e III.
- D) II, III e V.
Resposta:
A resposta certa é a letra D) II, III e V.
Essas afirmativas estão relacionadas à globalização e à divisão internacional do trabalho. A globalização trouxe mudanças significativas na economia e na política, o que afetou a educação de diversas maneiras.
A afirmativa II destaca a necessidade de diálogo entre os saberes presentes na ação docente, para realizar uma revisão didático-pedagógica fundamentada. Isso é fundamental em um contexto de globalização, onde a educação precisa se adaptar às novas demandas do mercado de trabalho.
Já a afirmativa III destaca a massificação decorrente da globalização, que pode levar à perda de identidade cultural e à homogeneização dos saberes. Isso exige que a educação promova a percepção clara das diferenças e especificidades culturais.
Por fim, a afirmativa V destaca a necessidade de embate entre a razão instrumental e o irracionalismo, para que a educação possa valorizar a sensibilidade e articular as capacidades dos indivíduos. Isso é fundamental em um contexto de globalização, onde a educação precisa preparar os alunos para lidar com as mudanças e incertezas do mundo contemporâneo.
Essas afirmativas estão relacionadas à globalização e à educação, e são fundamentais para que a educação possa se adaptar às novas demandas do mercado de trabalho e promover o desenvolvimento dos alunos em um contexto de mudanças constantes.
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