“A Segunda Guerra Mundial ainda não havia acabado, mas líderes de 44 países já estavam decidindo, em julho de 1944, o futuro do planeta. Na Conferência de Bretton Woods, realizada há sete décadas no Estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, os representantes das nações, incluindo o Brasil, estabeleceram as diretrizes de uma nova ordem econômica global”
(http://acervo.oglobo.globo.com/).
Entre as principais decisões tomadas na Conferência de Bretton Woods destaca-se:
- A) a adoção do dólar estadunidense e da libra esterlina como moedas de referência no mercado internacional
- B) a instituição da Organização Mundial do Comércio (OMC) como órgão regulador do comércio mundial
- C) o surgimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), aliança militar liderada pelos Estados Unidos
- D) a destinação de empréstimos para investimentos em infraestrutura em países europeus a partir do Plano Marshall
- E) a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI), com a função de fornecer empréstimos a países em difi culdades econômicas
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI), com a função de fornecer empréstimos a países em difi culdades econômicas
Resolução
GABARITO LETRA E
“A Segunda Guerra Mundial ainda não havia acabado, mas líderes de 44 países já estavam decidindo, em julho de 1944, o futuro do planeta. Na Conferência de Bretton Woods, realizada há sete décadas no Estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, os representantes das nações, incluindo o Brasil, estabeleceram as diretrizes de uma nova ordem econômica global”
Entre as principais decisões tomadas na Conferência de Bretton Woods destaca-se:
a) a adoção do dólar estadunidense e da libra esterlina como moedas de referência no mercado internacional
ERRADA. Um marco na consolidação do dólar como a principal moeda da economia foi a Conferência de Bretton Woods, realizada nos Estados Unidos. Dentre as propostas oferecidas, a norte-americana, criada por Harry White, foi a mais aceita. A proposta de White visava manter o vínculo do câmbio do dólar com o ouro, e defendia que essa moeda seria a única com valor diretamente fixado no metal. A partir desse momento, todos os países passariam a ter um valor fixo de sua moeda em relação ao dólar. Essa ideia foi aceita pela grande maioria, sendo adotada dali em diante.
A Primeira Guerra Mundial foi o marco para o dólar começar a ser visto como uma moeda importante. A moeda mais forte era a libra esterlina e a Inglaterra era vista no cenário internacional como a grande potência mundial e sua moeda equilibrava a balança do comércio entre as nações. No entanto, foi após a Segunda Guerra Mundial que a moeda americana passou a ser a referência monetária. Isso porque, depois desse conflito, os Estados Unidos já estavam consolidados como a principal potência econômica, financiando até mesmo a reestruturação do Japão, por exemplo.
b) a instituição da Organização Mundial do Comércio (OMC) como órgão regulador do comércio mundial
ERRADA. A Organização Mundial do Comércio (OMC), foi fundada após uma rodada de negociações comerciais em 1995, tem como objetivo centralizar acordos comerciais, seguindo um conjunto de princípios e normas.
Após a Segunda Guerra Mundial, o comércio internacional voltou a crescer, principalmente incentivado pelos Estados Unidos. Tal crescimento levou à busca por regras específicas e claras sobre as transações para facilitá-las através de um acordo multilateral. Nesse objetivo, a Conferência de Havana (1947) foi a responsável pela criação do GATT, o Acordo sobre Tarifas e Comércio. O GATT foi extinto após a fundação da OMC.
c) o surgimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), aliança militar liderada pelos Estados Unidos
ERRADA. A Otan é uma aliança militar intergovernamental criada após o final da Segunda Guerra Mundial (abril de 1949, por meio do Tratado de Washington) no contexto da bipolaridade formada entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, no período da Guerra Fria. O objetivo da aliança é baseado em três pilares: defesa coletiva dos Estados membros (ou seja, os Estados concordam em se unir contra ameaças externas caso algum dos países participantes da organização seja atacado), impedir o revigoramento do militarismo nacionalista na Europa, através de uma forte presença norte-americana no continente e encorajar a integração política europeia.
d) a destinação de empréstimos para investimentos em infraestrutura em países europeus a partir do Plano Marshall
ERRADA. A descrição da alternativa não tem relação com a Conferência de Bretton Woods. O Plano Marshall foi um Programa de recuperação europeia lançado em 1947 pelo secretário de Estado Norte-americano George C. Marshall. Executado no período 1948-1951.
Ao Banco Mundial, criado em 1944, foi concebida a responsabilidade de ajudar na reconstrução das economias europeias afetadas pelo esforço de guerra. Na prática, o foco está em destinar empréstimos a países em desenvolvimento, principalmente para obras de infraestrutura e saneamento, programas sociais e ambientais e medidas no geral que promovam o fortalecimento econômico.
e) a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI), com a função de fornecer empréstimos a países em dificuldades econômicas
CORRETA. Em julho de 1944 foi realizada a Conferência de Bretton Woods na cidade norte-americana de mesmo nome, em New Hampshire. O objetivo de Bretton Woods era convocar uma nova ordem mundial que impedisse desastres financeiros como os que aconteceram durante a Grande Depressão dos anos 30 e definir a ordem financeira dos pós-guerra. Ela estabeleceu o FMI e o Bando Mundial.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) foi criado em Bretton Woods para promover o funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através da assistência técnica e financeira. Os empréstimos do FMI são concedidos aos países com problemas financeiros, para isso é preciso cumprir as metas estipuladas pelo organismo, nelas estão previstas a implantação, por parte do devedor, de: ajuste orçamentário, cortes nos gastos públicos, monitoramento da taxa cambial, barrar o consumo excessivo com a diminuição salarial, dentre outros.
Deixe um comentário