Ainda que pesem as marcas da colonização e as diferenças entre países e regiões africanas, é correto afirmar que o endividamento nos anos 1980 foi muito significativo em vários países desse continente.
Para aqueles países mais endividados, a inserção na atual economia globalizada trouxe como principal consequência a situação de
- A) integração plena na nova Divisão Internacional do Trabalho da globalização.
- B) fornecedores de produtos industrializados de baixo valor agregado.
- C) especialização na produção de bens primários de alto preço no mercado mundial.
- D) rompimento da dependência econômica em relação ao mundo desenvolvido.
- E) subordinação aos organismos internacionais como o FMI e o Banco Mundial.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) subordinação aos organismos internacionais como o FMI e o Banco Mundial.
Gabarito: LETRA E
A questão versa sobre Globalização, solicitando para o candidato assinalar a alternativa que mostra uma consequência para os países mais endividados quando estão inseridos na economia globalizada. Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) integração plena na nova Divisão Internacional do Trabalho da globalização.
ERRADA. A integração plena na nova Divisão Internacional do Trabalho implica uma participação significativa e diversificada na economia global, com uma posição estável e desenvolvida. No entanto, muitos países africanos permaneceram em posições economicamente subordinadas, muitas vezes como fornecedores de matérias-primas e produtos agrícolas de baixo valor agregado, sem uma diversificação significativa de suas economias ou um desenvolvimento industrial robusto.
b) fornecedores de produtos industrializados de baixo valor agregado.
ERRADA. Esta alternativa sugere que os países africanos estavam fornecendo produtos industrializados. No entanto, a realidade é que muitos países africanos continuaram a exportar principalmente produtos primários (commodities) como minerais, petróleo, e produtos agrícolas. A industrialização nesses países era (e em muitos casos ainda é) limitada, e o valor agregado de suas exportações permaneceu baixo.
c) especialização na produção de bens primários de alto preço no mercado mundial.
ERRADA. Embora alguns países africanos exportem bens primários de alto valor, como petróleo e minerais, a maioria exporta produtos agrícolas e outras commodities de menor valor. Além disso, a especialização em bens primários frequentemente os deixou vulneráveis a flutuações nos preços globais dessas commodities, contribuindo para a instabilidade econômica.
d) rompimento da dependência econômica em relação ao mundo desenvolvido.
ERRADA. Ao contrário do rompimento da dependência econômica, a realidade foi que muitos países africanos se tornaram ainda mais dependentes das instituições financeiras internacionais e das economias desenvolvidas para assistência financeira e mercados de exportação. Os programas de ajuste estrutural frequentemente aprofundaram essa dependência ao impor políticas que favoreciam a abertura de mercados e a redução do papel do Estado na economia, sem necessariamente fortalecer as economias locais.
e) subordinação aos organismos internacionais como o FMI e o Banco Mundial.
CORRETA. Nos anos 1980, muitos países africanos enfrentaram uma crise de endividamento significativa. Para lidar com essa crise, esses países recorreram a empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Em troca desses empréstimos, os países foram obrigados a implementar programas de ajuste estrutural, que incluíam austeridade fiscal, liberalização econômica, privatização de empresas estatais e outras reformas. Essas medidas frequentemente resultaram em uma subordinação dos países aos ditames dessas instituições internacionais, limitando sua autonomia econômica e política.
Deixe um comentário