Analise as afirmativas e marque a alternativa correta.
I– Na economia globalizada muitas multinacionais buscam várias partes do mundo com a finalidade de diminuírem os custos e melhorarem suas condições de produção, possibilitando que o preço do produto final, fique mais barato para o consumidor, pois os custos de produção podem ser reduzidos em cada etapa.
II– A globalização proporcionou benefícios, como a disseminação de informação em escala mundial, maior difusão cultural entre os países, avanço tecnológico, ofertas de bens e serviços e formações de ONGs que atuam globalmente. Os benefícios são tão grandes que até geógrafos, sociólogos e outros estudiosos, vêm defendendo os aspectos positivos desse processo.
III– A busca pela utilização do espaço coloca em posição igualitária as empresas multinacionais e locais, não ocorrendo posição ativa ou passiva no cenário global. Isso se deve aos avanços tecnológicos que vêm contribuído para um aumento significativo da capacidade produtiva das empresas devido a redução dos custos.
IV– No fenômeno da Globalização, os espaços não são globais, mas sim espaços globalizados. O mundo caracteriza-se como um conjunto de regras, isto é, escolhe alguns lugares e rejeita outros, nessa dinâmica, transforma o conjunto dos lugares e do espaço como um todo, levando a conclusão que Globalização é a desterritorialização.
- A) Apenas o item I é verdadeiro.
- B) Apenas os itens I e II são verdadeiros.
- C) Apenas o item III é verdadeiro.
- D) Apenas os itens I e IV são verdadeiros.
- E) Todos os itens são verdadeiros.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas os itens I e IV são verdadeiros.
Gabarito: LETRA D
A questão versa sobre a globalização e suas características os povos indígenas de Rondônia e sua distribuição no território. Nesse sentido, vamos analisar todos os itens para chegar no gabarito.
CORRETA. No mundo globalizado, as multinacionais buscam a competitividade no território. A evolução dos sistemas de transporte e comunicação intensificou na economia global o processo de descentralização da produção em busca de benefícios produtivos. A produção em rede aloca os diferentes segmentos, considerando as vantagens locacionais de cada etapa, a saber: mão de obra, matéria-prima, infraestrutura de escoamento, proximidade do mercado consumidor.
Por exemplo, atraídas pelos fatores locacionais, empresas estadunidenses e canadenses se dirigiram para México, Brasil, Argentina, Índia e China; outras da Europa Ocidental instalaram-se na Índia, na China, em países do norte da África, do Oriente Médio e da Europa Oriental. Desse modo, ocorreu um impulso à industrialização de regiões em países em desenvolvimento, resultado da descentralização da produção industrial global que estava concentrada, inicialmente e em grande parte, nos países desenvolvidos ou países centrais do capitalismo mundial.
ERRADA. A globalização apresenta aspectos positivos e negativos. A grande maioria dos geógrafos, sociólogos e outros estudiosos fazem críticas com a globalização.
A globalização é comumente entendida como um processo de integração econômica, política, social e cultural que conecta países, empresas e pessoas ao redor do mundo. O termo começou a ser usado na década de 1980, impulsionado pelo aumento das relações comerciais e financeiras entre países, além do desenvolvimento dos transportes e das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
A globalização, portanto, se fundamenta no movimento de livre circulação de bens, serviços, capitais e informações, o que contribui para a consolidação de uma economia mundial interdependente e baseada na redução de barreiras comerciais e tecnológicas. Dentre as principais características desse fenômeno, podemos destacar: ampliação dos mercados, intercâmbio cultural, relações econômicas mais intensas, avanço tecnológico, aumento da competição internacional. No entanto, existem críticas, como por exemplo:
O sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro Globalização: as consequências humanas, afirma que a ‗globalização‘ tem sido apresentada como o destino irremediável do mundo, mas que, no fenômeno da globalização, há mais coisas do que pode o olho apreender, pois o fenômeno da globalização tanto divide como une.
Milton Santos é um importante geógrafo brasileiro que se destacou por sua crítica à globalização. Para ele, a globalização é um processo que promove a integração do mundo, mas que, ao mesmo tempo, aumenta as desigualdades e acentua as diferenças entre os países e as regiões.
O sociólogo Boaventura de Sousa Santos influenciou o desenvolvimento, no âmbito da geografia crítica e humanística, de estudos que destacam o papel político dos movimentos sociais em defesa da democracia e contra os abusos do capital e da globalização.
ERRADA. De fato, a globalização vem aumentando a capacidade produtiva e a concorrência entre as empresas. Porém, os benefícios da globalização não atingem todos os espaços de forma igualitária.
Uma das principais vantagens da globalização no comércio internacional é a possibilidade de acesso a novos mercados. Com a abertura das fronteiras, as empresas podem vender seus produtos em outros países, o que pode aumentar sua competitividade e gerar mais lucros. Por outro lado, a globalização também pode ter algumas desvantagens. Uma delas é a concorrência desleal, já que as empresas multinacionais podem ter mais recursos e poder de negociação do que as empresas locais. Além disso, a globalização pode levar à exploração de mão de obra barata em países em desenvolvimento.
CORRETA. Uma característica da Globalização é a desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre instituições, sejam elas de natureza econômica, política ou cultural, tendem a desvincular-se das contingências do espaço. O domínio extraterritorial é a grande praça forte do capitalismo transnacional que tudo fará para impedir a sua internalização, institucionalização e regulação
Segundo Milton Santos “ Não existe um espaço global, mas, apenas, espaços da globalização. O mundo se dá sobretudo como norma, ensejando a espacialização, em diversos pontos, dos seus vetores técnicos, informacionais, econômicos, sociais, políticos e culturais. São ações “desterritorializadas”, no sentido de teleagidas, separando, geograficamente, a causa eficiente e o efeito final”.
Concluímos, assim, que os itens I e IV estão corretos e os itens II e III estão errados. O gabarito correto é a LETRA D da alternativa.
Deixe um comentário