Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
Podemos concluir que a globalização procura ditar uma cultura dominante, causando assim uma ameaça aos Estados nacionais, pois a _____ dessa cultura capitalista _____ a identidade nacional, pois da _____ prestigio aos costumes vindos das economias centrais. Esse fato pode desencadear na produção de novas territorialidades por parte da população, que busca se diferenciar da cultura global e se identificar com algo de caráter mais local, mais presente em seu cotidiano, para poder se blindar um pouco da massificação cultural produzida pela globalização. (ex.: jovens brasileiros deixando de usar camisetas de times de futebol nacional e passando a usar de clubes europeus).
- A) Valorização – Enfraquece – Menor.
- B) Personalização – Fortalece – Menor.
- C) Massificação – Enfraquece – Maior.
- D) Altercação – Fortalece – Maior.
- E) Reiteração – Enfraquece – Maior.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Massificação – Enfraquece – Maior.
GABARITO LETRA C
Vamos aos comentários das alternativas.
a) Valorização – Enfraquece – Menor.
ERRADA. A alternativa apresenta apenas um conceito correto. A valorização cultural não seria suficiente para romper as raízes culturais existentes, seria preciso massificar. A massificação da cultura capitalista enfraquece a identidade nacional e dar um maior prestigio aos costumes vindos das economias centrais.
b) Personalização – Fortalece – Menor.
ERRADA. A alternativa apresenta todos os conceitos incorretos. A personalização da cultura capitalista ampliaria sua amostragem e abrangência, mas não implantaria uma cultura dominante fruto da globalização. A identidade nacional fica enfraquecida com a massificação, pois dar maior prestigio a costumes vindos de outras economias.
c) Massificação – Enfraquece – Maior.
CORRETA. As identidades nacionais estão ligadas as raízes culturais, raízes essas que são trabalhadas ou construídas por certos lideres (política e religião). Essas raízes constituem uma força enorme que propicia a criação de espíritos nacionalistas fortíssimos (poder impressionante). A força do capital “arranca” as raízes culturais, as pessoas procuram se “enraizar” novamente para se defender, defender uma certa identidade, um certo modo de vida. A globalização propiciou uma maior dinâmica para o avanço dos ideais capitalistas. Logo, a globalização procura ditar uma cultura dominante, causando assim uma ameaça aos Estados nacionais, pois a massificação dessa cultura capitalista enfraquece a identidade nacional, pois da maior prestigio aos costumes vindos das economias centrais.
d) Altercação – Fortalece – Maior.
ERRADA. A alternativa apresenta apenas um conceito correto. A altercação (discursão) da cultura capitalista difundiria e dividiria os efeitos da globalização e da cultura entre as pessoas. A massificação da cultura capitalista causaria um enfraquecimento na identidade nacional.
e) Reiteração – Enfraquece – Maior.
ERRADA. A alternativa traz o primeiro conceito incorreto. A reiteração (repetição) da cultura capitalista não traria uma expansão ou ameaça da cultura dominante. A globalização nesses moldes estaria estagnada. O correto seria no lugar de reiteração a palavra massificação. Os dois últimos conceitos (Enfraquece /Maior) preenche corretamente as lacunas .
Deixe um comentário