Ao desenvolver o conceito de meio técnico-científico-informacional, Milton Santos
- A) revolucionou a Geografia entre os anos de 1960 e 1970.
- B) demonstrou que o conceito é fundamental para se entender a globalização.
- C) incorporou a luta de classes à evolução das técnicas científicas e informacionais.
- D) acrescentou racionalidade científica à relação homem- meio.
- E) eliminou o determinismo tecnológico na construção do espaço geográfico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) demonstrou que o conceito é fundamental para se entender a globalização.
RESPOSTA: LETRA "B"
LETRA "A" - ERRADA - Milton Santos influenciou intensamente a Geografia Brasileira com suas publicações a partir do fim da década de 60, mas o conceito de meio técnico-científico-informacional foi criado pós anos 60 e 70.
LETRA "B" - CERTA - Em sua obra "A Natureza do Espaço" (2002), Milton Santos detalha o conceito de meio técnico-científico-informacional, dividindo a história do homem em três estágios que se sucederam: meio natural (pré Revolução Industrial), meio técnico (Primeira e Segunda Revolução Industrial) e meio técnico-científico-informacional (Terceira Revolução Industrial). A última etapa relaciona-se diretamente com o processo de globalização, fenômeno que só foi possível devido ao avanço da tecnologia nos meios de comunicação (informacional).
LETRA "C" - ERRADA - A luta de classes aparece em diversas obras de Milton Santos, uma vez que o autor era adepto da Geografia Crítica, porém sua teoria sobre o meio técnico-cientifico-informacional não possui esse foco.
LETRA "D" - ERRADA - A visão de Milton Santos sobre a relação homem-meio, no contexto do conceito citado pela questão, prende-se muito mais a aspectos subjetivos do que à racionalidade científica.
LETRA "E" - ERRADA - O autor não eliminou o determinismo tecnológico ao desenvolver o conceito de meio técnico-científico-informacional, uma vez que as mudanças trazidas pelo avanço das tecnologias possui impactos sobre a sociedade e sobre o espaço geográfico.
Deixe um comentário