Ao longo da história, as relações de trabalho no campo brasileiro estão diretamente ligadas à forma com que a força de trabalho é explorada e de como ocorre o acesso à terra. Os trabalhadores rurais que recebem lotes oriundos de reforma agrária e são beneficiados por políticas públicas de reordenamento do uso da terra são conhecidos como:
- A) peões
- B) corumbás
- C) boias-frias
- D) assentados
- E) meeiros
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra D) assentados.
Os trabalhadores rurais que recebem lotes oriundos de reforma agrária e são beneficiados por políticas públicas de reordenamento do uso da terra são conhecidos como assentados. A reforma agrária é um processo que visa a redistribuição de terras para os trabalhadores rurais, com o objetivo de promover a justiça social e a democratização do acesso à terra.
No Brasil, a reforma agrária é uma política pública que busca resolver o problema da concentração de terras, que é uma das principais causas da pobreza e da desigualdade social no campo. Os assentados são os trabalhadores rurais que recebem lotes de terra como resultado desse processo, e que passam a ter acesso a recursos e apoio do Estado para desenvolver suas atividades agrícolas.
As outras opções não são corretas porque: peões são trabalhadores rurais que trabalham em fazendas ou propriedades rurais, mas não necessariamente são beneficiados pela reforma agrária; corumbás são uma espécie de trabalhador rural que trabalha em regime de parceria, mas não são os beneficiários diretos da reforma agrária; boias-frias são trabalhadores rurais que trabalham em regime de diarista, mas também não são os beneficiários diretos da reforma agrária; e meeiros são trabalhadores rurais que trabalham em regime de parceria, mas não são os beneficiários diretos da reforma agrária.
Portanto, a alternativa correta é a letra D) assentados, pois eles são os trabalhadores rurais que recebem lotes de terra como resultado da reforma agrária e são beneficiados por políticas públicas de reordenamento do uso da terra.
Deixe um comentário