Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Acordo de Livre- -Comércio da América do Norte ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como
- A) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra.
- B) parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento industrial regional via compartilhamento dos meios de produção.
- C) indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo.
- D) universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via intercâmbio de trabalhadores.
- E) empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às cidades mexicanas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra.
Resolução
GABARITO LETRA A
Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Acordo de Livre- -Comércio da América do Norte ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como
a) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra.
CORRETA. As maquiladoras surgiram em 1965, incentivada peça Bacia do Caribe-- que visava o desenvolvimento econômico nesta região. No caso do México maquiladoras deveriam gerar empregos nas zonas pobres fronteiriças. A criação das maquiladoras se fez por meio de um acordo entre o governo mexicano e dos EUA: as empresas mexicanas deveriam importar componentes industriais dos EUA e, depois, exportar o produto já manufaturado de volta. Em resumo, as indústrias americanas instaladas do lado mexicano, se aproveitam de isenções tarifárias, importam componentes dos Estados Unidos, executam a montagem dos produtos utilizando-se do baixo custo da mão de obra mexicana e exportam os produtos acabados para os EUA.
b) parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento industrial regional via compartilhamento dos meios de produção.
ERRADA. A alternativa não corresponde à definição do enunciado. As maquiladoras são empresas (norte-americanas) que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo. Elas existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta. As maquiladoras são na maioria dos setores de eletroeletrônicos.
c) indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo.
ERRADA. As maquiladoras são indústrias estadunidenses em território mexicano. Com a expansão da economia dos EUA durante a década de 1960, o governo mexicano incentivou com descontos nos impostos e financiamentos um novo modelo de manufaturas com o objetivo de industrializar o país. Elas ficaram conhecidas como maquiladoras e visavam montar produtos para atender o mercado norte-americano através de uma força de trabalho muito barata.
d) universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via intercâmbio de trabalhadores.
ERRADA. As maquiladoras são indústrias americanas instaladas do lado mexicano que se aproveitam de isenções tarifárias, importam componentes dos Estados Unidos, executam a montagem dos produtos utilizando-se do baixo custo da mão de obra mexicana e exportam os produtos acabados para os EUA, com preços normalmente abaixo daqueles praticados pelas indústrias que produzem em território americano.
e) empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às cidades mexicanas.
ERRADA. Em 1960 surgiu no México um regime industrial denominado maquila, onde indústrias dos Estados Unidos se instalavam em território de fronteira mexicana para aproveitar a força de trabalho barata e incentivos fiscais para etapa de manufatura de seus produtos, além da facilidade de transporte dos produtos para dentro dos EUA. Essas indústrias são exemplos da circulação especulativa do capital.
Deixe um comentário