Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ao tratar de povos sem perspectiva e assustados com o rolo compressor da globalização, a posição de alguns cientistas sociais de que as elites pensam em termos globais e o povo, em termos nacionais, está relacionada principalmente à(ao):

Resposta:

A alternativa correta é letra D) crescimento do fundamentalismo islâmico.

Gabarito: LETRA D

 

A questão versa sobre efeitos da globalização, solicitando para o candidato assinalar a alternativa que mostre a posição de alguns cientistas sociais a respeito do pensamento das elites e do povo. Nesse sentido, vamos analisar todos os itens para encontrar a resposta correta.

 

a)  intervenção das tropas da OTAN na guerra de Kosovo.

ERRADA. A questão nos pede um acontecimento gerado pela globalização que tem assustado as elites e o povo. A intervenção da OTAN na guerra de Kosovo seguiu a resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, que estipulou o envio de forças internacionais para garantir a estabilidade e a administração do Kosovo. Em 1999, a OTAN realizou uma intervenção com a alegação de que, caso não interviesse, os direitos humanos naquele país seriam violados. Nesse caso, a atuação da OTAN ocorreu no intuito de solucionar o conflito e não assustar o mundo.

b)  ausência de fronteiras políticas para a ação dos conglomerados internacionais.

ERRADA. A ausência de fronteiras políticas é um aspecto positivo da globalização. As fronteiras políticas são as formas que os limites tomam quando os territórios são social e intencionalmente usados. A ausência dessas fronteiras foram impostas pelas grandes corporações e o mercado financeiro internacional para difundir as mercadorias e os capitais.

c)  massacre da população civil americana nos territórios ocupados por palestinos.

ERRADA. O massacre da população civil americana nos territórios ocupados por palestinos está vinculado a um conflito nacional e regional não amedrontando as elites globais, segundo alguns cientistas sociais.

As rivalidades e oposições entre os fundamentalistas islâmicos e o Ocidente têm-nos levado a vivermos num mundo pautado pela insegurança e pelo medo, onde o fantasma do terror parece rondar os quatro cantos do mundo e, no momento, parece não haver escapatória.

d)  crescimento do fundamentalismo islâmico.

CORRETA. Um dos acontecimentos negativos proporcionados pela globalização foi a expansão do fundamentalismo islâmico no mundo todo. Isso apavorou as elites (nível global) e diversos povos (nível nacional).

O conceito de “fundamentalismo islâmico” designa hoje a aspiração da instauração de um estado islâmico, a introdução da sharia, do direito islâmico e do seguimento das normas de Maomé e dos primeiros quatro Califas Sunitas, sem, no entanto, renunciar aos benefícios da técnica moderna.

O reordenamento geopolítico do planeta depois da Segunda Guerra motivou o surgimento do atual fundamentalismo islâmico, primeiro com o objetivo de protestar contra o nascimento de Israel e, depois de atacar a política externa dos Estados unidos, significado uma mensagem de rechaço contra a influência da civilização ocidental.

Segundo Giddens (2005, p. 447), “o fundamentalismo religioso apareceu como uma reação à globalização, em defesa das crenças tradicionais. Os fundamentalistas acreditam que apenas a sua visão de mundo é correta e que somente um grupo privilegiado pode interpretar os textos religiosos, o qual tem ainda autoridade nos assuntos seculares.

e)  apartheid na África.

ERRADA. O apartheid ficou famoso no mundo todo pelas duras leis segregacionistas impostas à sociedade sul-africana. Ele foi um sistema de segregação racial instituído na África do Sul em 1948 pelas elites brancas que controlavam o país. Ele era sustentado no mito da superioridade racial europeia e promovia a separação de pessoas negras e de brancos europeus. No entanto, a posição de alguns cientistas sociais mostra que as elites não se aterrorizaram com esse acontecimento em termos globais.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *