Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Após o fim da Segunda Guerra Mundial, diversos países europeus (…) necessitavam de reconstruir a sua economia devastada pelos longos anos de conflito a que estiveram submetidos. Dessa forma, foi lançado, pelos EUA, um ambicioso projeto de empréstimos e doações financeiras (…) aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial”.

Disponível:https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/.

Acesso: 23 setembro 2018. (Adaptado).

O projeto descrito recebeu o nome de:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Plano Marshall.

 

 

Resolução

GABARITO LETRA B

 

Disponível:https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/.

 

O projeto descrito recebeu o nome de:

a)  Pacto de Varsóvia.

ERRADA. O Pacto de Varsóvia (ou Tratado de Varsóvia), oficialmente designado como Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, foi celebrado em 14 de maio de 1955 entre a União Soviética (URSS) e sete países do leste europeu. A sua assinatura insere-se no contexto da Guerra Fria, em que a URSS liderava o designado "bloco de Leste”, que se contrapunha ao "bloco Ocidental”, assente numa cooperação militar institucionalizada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O Pacto surge assim como resposta à fundação da OTAN, em 1949, e reunia a URSS, a Polónia, a República Democrática da Alemanha (à época, a Alemanha estava dividida entre a RFA e a RDA), a Checoslováquia, a Hungria, a Roménia, a Bulgária e a Albânia.

b)  Plano Marshall.

CORRETA. O Plano Marshall foi uma medida de apoio dos Estados Unidos aos países europeus que haviam sido destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. As nações necessitavam de um grande volume de recursos para reconstruir sua infraestrutura e retomar sua produção industrial, já que a maior parte das fábricas havia sido bombardeada. Dezesseis nações, incluindo Alemanha, França, Inglaterra e Itália, tornaram-se parte do programa e moldaram a assistência necessária, com suporte administrativo e técnico da Administração de Cooperação Econômica (ECA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

A União Soviética e os países da Europa Oriental foram convidados a participar mas se recusaram. Durante os seus quatro anos de funcionamento transferiu cerca de 13 bilhões de dólares (em valores da época) a título de assistência técnica e econômica.

c)  Doutrina Monroe.

ERRADA. Em 1823, os Estados Unidos fizeram uma declaração contra a Espanha e outros governos europeus que desejavam restabelecer seus governos coloniais na América Latina. Essa declaração, conhecida como a Doutrina Monroe, afirmava que as Américas não estariam mais abertas a serem colonizadas por qualquer país europeu. Assim, qualquer país que tentasse interferir nos assuntos de uma nação americana seria considerado inimigo dos Estados Unidos.

Pontos principais da Doutrina Monroe

*Não criação de novas colônias na América;

*Garantir que não haveria intervenção europeia em assuntos americanos e, em contrapartida, não intervenção americana em conflitos europeus.

d)  Doutrina do Big Stick.

ERRADA. O Big Stick (grande porrete, em tradução livre) é o nome dado à política externa americana sob o comando de Roosevelt, de 1901 a 1909. A expressão foi baseada em um provérbio africano, que diz, mais ou menos, “fale manso e carregue um grande porrete”.

Dessa maneira, o presidente mantinha a amistosidade nas negociações, mas deixava evidente que usaria de força para conseguir o que queria. A ideia do Big Stick era proteger os interesses econômicos dos EUA por toda a América Latina. A ideologia resultou na expansão da Marinha dos Estados Unidos e envolveu o país em mais questões internacionais. Assim, Roosevelt transformou os EUA em um grande influenciador sobre as Américas, sobretudo a Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *