As regiões com maiores desigualdades sociais no mundo são a África e o Oriente Médio. Na Europa, a renda dos 10% mais ricos representa cerca de 36% do total, enquanto no Oriente Médio e Norte da África, ela atinge 58%, número similar ao do Brasil, um dos países mais desiguais do mundo.
Internet: <bbc.com> (com adaptações).
Considerando o fragmento de texto, assinale a opção correta a respeito de desenvolvimento econômico e social.
- A) A globalização comercial e financeira a partir da década de 1990 intensificou o processo de desigualdade econômica e social em diversos países do mundo, concentrando renda e aumentando a vulnerabilidade entre as populações mais pobres.
- B) O Brasil é um dos países latino-americanos que cobram impostos sobre dividendos dos lucros das grandes empresas, o que permite a adoção de políticas de desenvolvimento e justiça social.
- C) A adoção de políticas de fundo social produziu uma sociedade mais igualitária e justa no Brasil, permitindo a ascensão de grande número de consumidores vindos das classes de baixo poder aquisitivo nos últimos 20 anos.
- D) O desenvolvimento econômico e social é resultado de políticas governamentais e impactam a sociedade em um processo denominado horizontalidade.
- E) O capital social é o elo menos importante do processo de desenvolvimento econômico, pois o capital financeiro comanda o processo independente se as sociedades estão preparadas ou não para a globalização.
Resposta:
A resposta certa é a letra A) A globalização comercial e financeira a partir da década de 1990 intensificou o processo de desigualdade econômica e social em diversos países do mundo, concentrando renda e aumentando a vulnerabilidade entre as populações mais pobres.
A razão pela qual essa é a resposta certa é que a globalização comercial e financeira, que começou a ganhar força na década de 1990, trouxe consigo uma série de consequências econômicas e sociais negativas, especialmente para os países em desenvolvimento e as populações mais pobres. A concentração de renda e a aumento da vulnerabilidade são apenas dois exemplos disso.
De acordo com o texto, as regiões com maiores desigualdades sociais no mundo são a África e o Oriente Médio. Além disso, a renda dos 10% mais ricos representa cerca de 36% do total na Europa, enquanto no Oriente Médio e Norte da África, ela atinge 58%, número similar ao do Brasil, um dos países mais desiguais do mundo.
Essas informações comprovam que a globalização comercial e financeira realmente intensificou o processo de desigualdade econômica e social em diversos países do mundo, concentrando renda e aumentando a vulnerabilidade entre as populações mais pobres.
Em resumo, a resposta certa é a letra A) porque a globalização comercial e financeira a partir da década de 1990 realmente intensificou o processo de desigualdade econômica e social em diversos países do mundo, concentrando renda e aumentando a vulnerabilidade entre as populações mais pobres.
Deixe um comentário