As transformações a partir da divisão territorial/internacional do trabalho são pautadas nos níveis tecnológicos da produção e nos correspondentes níveis de qualificação (e de exploração) da força de trabalho.
No Brasil, por exemplo, associam-se alta dependência do capital financeiro internacional com diversos níveis tecnológicos de produção.
Assim, de acordo com a complexidade do Brasil, o mais apropriado é analisar a sua participação na divisão internacional do trabalho, conjugada, principalmente, com as especificidades de sua
- A) irrelevante capacidade tecnológica.
- B) alta qualificação do trabalho.
- C) autonomia do setor produtivo.
- D) dependência de mão de obra externa.
- E) divisão inter-regional do trabalho.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) divisão inter-regional do trabalho.
Gabarito: LETRA E
A questão versa sobre divisão internacional do Trabalho, solicitando para o candidato assinalar a alternativa que mostra como o Brasil está inserido nessa temática. Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) irrelevante capacidade tecnológica.
ERRADA. O Brasil, apesar de suas disparidades tecnológicas regionais, possui setores com alto nível tecnológico, como a indústria aeroespacial e a produção de biocombustíveis. Portanto, esta alternativa está incorreta.
b) alta qualificação do trabalho.
ERRADA. O enunciado menciona que as transformações estão associadas aos níveis de qualificação da força de trabalho. No entanto, não há indicação de que a qualificação do trabalho no Brasil seja alta de forma geral. Além disso, a questão menciona a existência de níveis tecnológicos variados, o que sugere uma diversidade de qualificação da força de trabalho.
c) autonomia do setor produtivo.
ERRADA. O país ainda depende de investimentos externos e de inserção em cadeias internacionais para impulsionar seu setor produtivo. No entanto, o enunciado não menciona diretamente a autonomia do setor produtivo como fator relevante na análise da participação do Brasil na divisão internacional do trabalho. Portanto, esta alternativa não está alinhada com o contexto da questão.
d) dependência de mão de obra externa.
ERRADA. A alternativa desconsidera a relevância da mão de obra interna para a economia brasileira. A grande maioria dos trabalhadores brasileiros atua no mercado interno, mesmo que em setores com menor valor agregado.
e) divisão inter-regional do trabalho.
CORRETA. O enunciado menciona a divisão territorial/internacional do trabalho, o que implica na existência de uma divisão entre regiões ou países. No contexto brasileiro, essa divisão pode ser observada não apenas internacionalmente, mas também entre as diferentes regiões do país, devido às disparidades econômicas e tecnológicas entre elas.
Essa divisão inter-regional reflete as desigualdades históricas e estruturais do país, com algumas regiões concentrando capital, tecnologia e mão de obra qualificada, enquanto outras se especializam em atividades de menor valor agregado.
Região Sul: Forte presença da indústria de base, agronegócio e produção de bens de consumo duráveis.
Sudeste: Concentração de serviços, indústria de transformação complexa e atividades financeiras.
Centro-Oeste: Predominância do agronegócio, com foco na produção de commodities.
Nordeste: Presença significativa da indústria têxtil, turismo e atividades extrativistas.
Norte: Destaque para o setor mineral, produção de energia e atividades extrativistas.
Deixe um comentário