“Brasil não afronta ninguém ao buscar parceiros, diz Lula”
“Lula defendeu sua política externa e argumentou que a relação comercial com os EUA e União Européia já é muito grande, mas reduz o espaço de mobilidade”.
Estadao.com.br. 05/jun/2004.
A análise do texto confirma que:
- A) A globalização dos mercados não tornou as relações entre os países homogênea, pois algumas Nações continuam a aferir maiores vantagens nas relações de trocas.
- B) As atitudes protecionistas que o governo brasileiro continua a manter têm dificultado sua inserção no mercado globalizado.
- C) Os subsídios dados pelo governo brasileiro aos produtores têm gerado protestos nos EUA, que se vêm prejudicados com esta prática, a exemplo do que ocorreu com o camarão nordestino que entra no mercado americano com preços muito inferiores aos praticados pelos produtores americanos.
- D) A ausência de um selo de qualidade internacional para os produtos brasileiros faz com que o Brasil necessite buscar mercados menos exigentes, para evitar problemas como os que ocorreram com a devolução da soja e da carne pela China e Rússia respectivamente.
- E) Como o principal produto de exportação do Brasil é hoje software, é natural que o país procure parceiros no terceiro mundo, onde há um mercado em expansão, diferentemente dos EUA e da União Européia, que já apresentam mercados saturados.
Resposta:
Resposta: A globalização dos mercados não tornou as relações entre os países homogêneas, because some nations continue to gain greater advantages in trade relations.
A análise do texto confirma que a globalização não equalizou as relações comerciais entre os países. Embora o Brasil busque parceiros em outros países, as relações comerciais com os EUA e a União Europeia são muito grandes, mas reduzem o espaço de mobilidade. Isso ocorre porque algumas nações continuam a aferir maiores vantagens nas relações de trocas.
Além disso, a globalização não eliminou as desigualdades entre os países. Os países desenvolvidos continuam a ter maior poder econômico e político em relação aos países em desenvolvimento. Isso gera uma situação em que os países desenvolvidos têm mais condições de estabelecer relações comerciais vantajosas em detrimento dos países em desenvolvimento.
No caso do Brasil, a política externa do governo brasileiro é defendida por Lula, que argumenta que a relação comercial com os EUA e a União Europeia é muito grande, mas reduz o espaço de mobilidade. Isso significa que o Brasil precisa buscar parceiros em outros países para evitar problemas como os que ocorreram com a devolução da soja e da carne pela China e Rússia, respectivamente.
Portanto, a resposta correta é a letra A) A globalização dos mercados não tornou as relações entre os países homogêneas, pois algumas nações continuam a aferir maiores vantagens nas relações de trocas.
Deixe um comentário