Com o incremento do processo de urbanização e industrialização no Brasil, em especial nas décadas de 1960 e 1970, o mundo do trabalho tornou-se mais complexo. Algumas pessoas foram trabalhar no sistema de abastecimento de água, na construção de redes de esgoto e na coleta do lixo; outras foram trabalhar nos transportes urbanos, na pavimentação de ruas; outras, ainda, em escolas, hospitais, no comércio, em bancos etc.
A situação, sobre o mercado de trabalho, descrita no texto acima refere-se ao processo denominado de:
- A) Divisão social do trabalho.
- B) Formação da burguesia industrial.
- C) Divisão internacional do trabalho.
- D) Mercado de trabalho em rede.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Divisão social do trabalho.
Essa resposta está relacionada ao processo de urbanização e industrialização no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Com o aumento da complexidade do mercado de trabalho, as pessoas passaram a se dedicar a diferentes atividades, como abastecimento de água, construção de redes de esgoto, coleta de lixo, transportes urbanos, pavimentação de ruas, educação, saúde, comércio, entre outros.
Essa divisão do trabalho em diferentes setores e atividades é conhecida como divisão social do trabalho, pois as pessoas se especializam em diferentes áreas e colaboram entre si para produzir bens e serviços que atendam às necessidades da sociedade.
Essa resposta é correta porque a divisão social do trabalho é um conceito que se refere à separação das atividades econômicas em diferentes setores e profissões, permitindo que as pessoas sejam mais produtivas e eficientes em suas tarefas.
Além disso, a divisão social do trabalho é um processo que ocorre em escala global, pois as economias dos países se integram e se tornam interdependentes, permitindo que as pessoas e as empresas trabalhem juntas para produzir bens e serviços que sejam consumidos em todo o mundo.
Deixe um comentário