Com relação à difusão das grandes corporações pelo planeta, surge um novo arranjo na propagação das atividades industriais. Inicialmente se pode identificar três períodos distintos de expansão das empresas multinacionais: 1º – final do século XIX até 1950 –, caracterizado pela garantia de fornecimento de matérias-primas e domínio de áreas tropicais; 2º- de 1950 a 1990 –, caracterizado pela transferência de empresas americanas multinacionais para a Europa e alguns países subdesenvolvidos; 3º – de 1990 até os dias de hoje.
Com relação ao último período, pode-se afirmar que está caracterizado
- A) pela globalização, criando uma hierarquização das atividades produtivas em escala mundial, redefinindo a divisão internacional do trabalho.
- B) pela divisão do mundo em países desenvolvidos e industrializados e países subdesenvolvidos e agrários.
- C) por um mundo dividido entre países capitalistas (leste) e países socialistas (oeste).
- D) por um mundo dividido entre países emergentes e países consolidados.
Resposta:
Com relação ao último período de expansão das empresas multinacionais, caracterizado pelo final do século XX até os dias de hoje, pode-se afirmar que está caracterizado
- A) Pela globalização, criando uma hierarquia das atividades produtivas em escala mundial, redefinindo a divisão internacional do trabalho.
Essa característica é marcada pela formação de cadeias globais de valor, onde as empresas multinacionais estabelecem suas operações em diferentes países, buscando vantagens competitivas, como mão de obra barata, recursos naturais e mercados consumidores. Isso leva à criação de uma hierarquia das atividades produtivas, com países desenvolvidos concentrando-se em setores de alta tecnologia e países em desenvolvimento se concentrando em setores de baixa tecnologia e intensivos em mão de obra. Além disso, a globalização também redefine a divisão internacional do trabalho, onde as empresas multinacionais gerenciam suas operações globais de forma integrada, buscando maximizar seus lucros e minimizar seus custos.
Deixe um comentário