Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Como em todos os tempos, agem sobre o território paralelamente forças de concentração e forças de dispersão, sobretudo depois que, sobre ele, se estabelece uma lógica unitária. Pode-se também falar em forças centrífugas e centrípetas. Sobre esta lógica territorial, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A globalização da economia fortalece o papel dos Estados-Nação, cumprindo o papel de força centrípeta, ou seja, de concentração do comando em poucas cidades globais espalhadas pelo mundo.


( ) As atividades modernas tendem a se dispersar pelo território em função das virtualidades oferecidas nos subespaços, distantes dos centros estabelecidos, mas cobiçados pelas empresas.


( ) As forças centrífugas têm dispersado cada vez mais o comando sobre os territórios, haja vista que os poderes público e privado se espalham pelo território com o incremento de novas redes de transportes e de comunicação.


( ) Há uma concentração territorial do comando político, que inclui a regulação normativa, financeira e informacional. Confere ao lugar que decide os investimentos a serem realizados.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F/ V/ F/ V

Vamos analisar as afirmativas:

 

(F) A globalização da economia fortalece o papel dos Estados-Nação, cumprindo o papel de força centrípeta, ou seja, de concentração do comando em poucas cidades globais espalhadas pelo mundo.

 

Falso. A globalização da economia enfraquece o papel dos Estados-Nação, cumprindo o papel de força centrífuga (de dispersão), ou seja, de desconcentração ou descentralização do comando em poucas cidades globais espalhadas pelo mundo.

 

(V) As atividades modernas tendem a se dispersar pelo território em função das virtualidades oferecidas nos subespaços, distantes dos centros estabelecidos, mas cobiçados pelas empresas.

 

Verdadeiro. Conforme ensina os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira. Vejamos:

“[...] as atividades modernas tendem a se dispersar em função das virtualidades oferecidas nos subespaços, distantes dos centros estabelecidos mas cobiçados pelas grandes empresas.”

[Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.]

(F) As forças centrífugas têm dispersado cada vez mais o comando sobre os territórios, haja vista que os poderes público e privado se espalham pelo território com o incremento de novas redes de transportes e de comunicação.

 

Falso. As forças centrífugas têm dispersado cada vez mais o comando sobre os territórios, haja vista que o poder privado se espalha pelo território com o incremento de novas redes de transportes e de comunicação.

 

(V) Há uma concentração territorial do comando político, que inclui a regulação normativa, financeira e informacional. Confere ao lugar que decide os investimentos a serem realizados.

 

Verdadeiro. A afirmativa reproduz o entendimento do geógrafo brasileiro Milton Santos. Vejamos:

“[...] o comando técnico das operações produtivas pode ser relativamente disperso, relacionado de forma direta com a atividade que deve ser regulada. Mas o comando propriamente político, que inclui a regulação normativa, financeira, informacional, tende a se concentrar em um número menor de lugares. Em outras palavras, sendo o papel ativo da regulação ligado, como é, à ação, confere ao lugar que decide dos investimentos e de sua modulação a capacidade de promover uma história da concentração e da dispersão.”

[Fonte: A Economia Política do Território]

Assim, a sequência correta é F/ V/ F/ V.

 

Gabarito, portanto, LETRA C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *