Considere o texto para responder à questão.
A Crise do Euro
Desde que 2011 começou, mal se passou um mês sem que fosse realizada uma conferência dos países europeus para tomar novas medidas pela salvação da zona do euro. […] A crise da dívida veio da periferia da zona do euro e atingiu o seu núcleo. Após a Grécia, Irlanda e Portugal, a Espanha, Itália e até a França agora precisam pagar juros tão altos para vender seus títulos governamentais que não podem mais escapar da armadilha do endividamento massivo. […] Analistas descrevem esse fenômeno como uma “moção de desconfiança para toda a zona do euro”. Muitos especialistas não acreditam mais na sobrevivência do euro na sua forma atual. […] O colapso da zona do euro teria consequências econômicas e sociais desastrosas. Mergulharia o continente em levantes sociais similares aos ocorridos durante a primeira metade do século passado. Nesse contexto, as tensões nacionais na Europa estão aumentando […].
(Peter Schwarz, World Socialist Web Site. Publicado por
International Committee of the Fourth International (ICFI), 30/11/11.
http://www.wsws.org/pt/2011/nov2011/por2-n30.shtml.
Acessado em 09.06.2012)
Sobre a crise europeia, assinale a alternativa correta.
- A) A crise está relacionada aos avanços das corporações industriais e financeiras que fragilizam as economias mais dependentes da Europa.
- B) A crise está localizada nos países que ingressaram recentemente na UE e que não conseguiram superar problemas socioeconômicos anteriores.
- C) Trata-se de uma crise mundial, associada ao fato de os países europeus não superarem os antagonismos nacionais socialistas, que ressurgem sempre que a crise se intensifica.
- D) A causa básica da crise é o endividamento da Europa, uma vez que a dívida média dos países da UE é consideravelmente maior que a dívida dos EUA e do Japão.
- E) Trata-se de uma crise financeira internacional do socialismo que, assim como atingiu os países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e os EUA no passado, age agora no continente Europeu.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A crise está relacionada aos avanços das corporações industriais e financeiras que fragilizam as economias mais dependentes da Europa.
Vamos analisar, alternativa por alternativa:
a) A crise está relacionada aos avanços das corporações industriais e financeiras que fragilizam as economias mais dependentes da Europa.
Item INCORRETO. Caro aluno, observe que o modo como o examinador dispôs essa alternativa dá a entender que a crise europeia foi provocada pelo fato das corporações industriais e financeiras terem se expandido para os países da UE com economia menos robusta e que, em virtude da crise e do consequente colapso desses setores, estes países, por serem mais dependentes, tiveram suas economias fragilizadas. Entretanto, existe um consenso entre as análises sobre a crise na zona do euro explicando que as principais causas estão relacionadas ao endividamento massivo dos países por conta do desequilíbrio orçamentário, especulação imobiliária, dentre outros fatores.
b) A crise está localizada nos países que ingressaram recentemente na UE e que não conseguiram superar problemas socioeconômicos anteriores.
Item INCORRETO. A crise afetou inclusive países fundadores do bloco econômico como França e Itália.
c) Trata-se de uma crise mundial, associada ao fato de os países europeus não superarem os antagonismos nacionais socialistas, que ressurgem sempre que a crise se intensifica.
Item INCORRETO. Realmente trata-se de uma crise mundial, porém ela não está associada ao fato de os países europeus não superarem os antagonismos nacionais socialistas. Além disso, estes não ressurgem sempre que a crise se intensifica. Item absurdo!
d) A causa básica da crise é o endividamento da Europa, uma vez que a dívida média dos países da UE é consideravelmente maior que a dívida dos EUA e do Japão.
Item INCORRETO. A causa básica da crise é o endividamento de alguns países que compõem o bloco econômico da União Europeia. Além do mais, de fato, a dívida média dos países da UE é maior do que a do Japão, entretanto é menor do que a dos EUA.
e) Trata-se de uma crise financeira internacional do socialismo que, assim como atingiu os países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e os EUA no passado, age agora no continente Europeu.
Item INCORRETO. A crise europeia trata-se de uma crise financeira provocada pelo endividamento de países que compõem o bloco econômico da União Europeia. Item absurdo!
A banca examinadora aponta a alternativa A como sendo a resposta correta, porém, no meu entendimento, nenhuma das alternativas apresenta justificativa correta para o pedido da questão. Portanto, a questão deveria ter sido anulada.
GABARITO DA BANCA: LETRA A.
MINHA RESPOSTA: ANULADA.
Deixe um comentário