Considere seus conhecimentos sobre representação cartográfica, globalização, comércio internacional e as relações norte-sul na contemporaneidade e observe a imagem abaixo:
I. A figura com a cabeça convexa representa o norte, maior responsável pela produção de commodities no comércio internacional contemporâneo.
II. A figura com a cabeça convexa representa o sul, maior responsável pela produção de commodities no comércio internacional contemporâneo.
III. A figura com a cabeça côncava representa o sul, maior responsável pela produção de bens tecnológicos de alto valor agregado no comércio internacional contemporâneo.
IV. A figura com a cabeça côncava representa o norte, maior responsável pela produção de bens tecnológicos de alto valor agregado no comércio internacional contemporâneo.
V. O aperto de mãos entre as figuras significa que as relações comerciais entre norte e sul do globo são pacíficas e distribuem ganhos relativos iguais entre todos os países.
Estão corretas as afirmações:
- A) II e III.
- B) I e IV.
- C) II e IV.
- D) I e III.
- E) II, IV e V.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é a letra C) II e IV.
Explicação
A figura com a cabeça convexa representa o norte, responsável pela produção de commodities no comércio internacional contemporâneo. Já a figura com a cabeça côncava representa o sul, responsável pela produção de bens tecnológicos de alto valor agregado no comércio internacional contemporâneo.
Portanto, as afirmativas II e IV estão corretas, pois o norte é responsável pela produção de commodities e o sul é responsável pela produção de bens tecnológicos de alto valor agregado.
Já as afirmativas I e III estão incorretas, pois o norte não é responsável pela produção de bens tecnológicos de alto valor agregado e o sul não é responsável pela produção de commodities.
Além disso, a afirmativa V também está incorreta, pois as relações comerciais entre norte e sul do globo não são pacíficas e não distribuem ganhos relativos iguais entre todos os países.
Portanto, a alternativa correta é a letra C) II e IV.
Deixe um comentário