Criado em resposta às crises econômicas do final da década de 1990, o G-20 reflete o contexto de
- A) unilateralidade da antiga ordem mundial, marcada pela supremacia britânica no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
- B) bipolaridade da antiga ordem mundial, caracterizada pela estabilidade financeira dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
- C) multipolaridade da antiga ordem mundial, marcada pelo fortalecimento da cooperação entre blocos econômicos.
- D) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes.
- E) bipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pelo controle estadunidense e soviético das instituições financeiras internacionais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes.
Resolução
GABARITO LETRA D
Criado em resposta às crises econômicas do final da década de 1990, o G-20 reflete o contexto de
a) unilateralidade da antiga ordem mundial, marcada pela supremacia britânica no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
ERRADA. O grupo G-20 está inserido dentro do contexto da Nova Ordem Mundial marcada pela formação de Blocos Econômicos, redesenho das fronteiras = surgimento de novos países, fortalecimento das moedas europeias/americanas. Além disso, o Conselho de segurança, criado concomitantemente com criação da própria ONU, é formado por 15 membros, sendo cinco permanentes e dez rotativos. Os membros permanentes são aqueles que se sagraram vencedores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, China, Rússia e França. Os membros rotativos são escolhidos pela Assembleia Geral. Todo tema de competência do Conselho de Segurança deve ser discutido e votado. Não se fala em tomada de atitude por parte de um único membro. Logo não podemos falar em supremacia.
b) bipolaridade da antiga ordem mundial, caracterizada pela estabilidade financeira dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
ERRADA. O Grupo G-20 foi criado em 1999 no período da nova ordem, marcada pela multipolaridade, o G-20 busca aproximar economias desenvolvidas e emergentes e estabilizar o mercado financeiro mundial, num cenário econômico de crises e incertezas globais. O G-20 é formado por países do G-7, da União Europeia (UE) e por várias nações de economias emergentes.
c) multipolaridade da antiga ordem mundial, marcada pelo fortalecimento da cooperação entre blocos econômicos.
ERRADA. A ordem multipolar marcou o começo de uma nova ordem mundial, caracterizada pela integração de todos os países economicamente ativos no mundo, o fator de integração internacional e a globalização. O G-20 se encaixa nesse contexto e tem como linha de frente o favorecimento de negociações econômicas internacionais, debates sobre políticas globais para promover o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável, discussão de regras comuns para a flexibilização do mercado de trabalho, entre outros.
d) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes.
CORRETA. O G-20 representa o caráter multilateral e multipolar da economia global, dentro do contexto da Nova Ordem Mundial. A Nova Ordem Mundial a partir da década de 90 caracteriza-se pela globalização da economia capitalista, aumento dos conflitos étnicos, religiosos e separatistas, além da multipolaridade. A ordem multipolar é caracterizada pelas potências tradicionais (G7) e potências emergentes (BRICS) além do G-20 que reúne grandes economias (desenvolvidas e emergentes) e a União Europeia, sendo um exemplo de organização multipolar.
e) bipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pelo controle estadunidense e soviético das instituições financeiras internacionais.
ERRADA. O fim da Guerra Fria é marcado pelo fim da bipolarização, ou seja, fim do antagonismo existente entre socialismo e capitalismo. Na nova ordem mundial, os Estados Unidos agora dividem o poder com as economias em ascensão, num novo equilíbrio mundial: a nova multipolaridade (polos de poder). Observamos o aparecimento de organizações entre países que ficaram conhecidas como blocos de poder, como é o caso a União Europeia (EU) e do NAFTA. As alianças entre nações são feitas agora pelo grau de afinidade econômico-comercial. O nível de poder de um país agora é medido pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico.
Deixe um comentário