Desde o fim da Guerra Fria, várias propostas de regionalização do mundo têm sido questionadas quanto à sua validade no mundo contemporâneo. A proposta que regionaliza o mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, por exemplo, é questionada pois
- A) desde a década de 1990, cresceram muito as diferenças econômicas entre os países que constituíam o grupo dos subdesenvolvidos.
- B) a noção de desenvolvimento foi modificada pelo critério ecológico, privilegiando os países pobres com áreas naturais preservadas.
- C) somente a comparação com os países socialistas permitia a distinção das condições de desenvolvimento entre diferentes nações.
- D) as sucessivas crises econômicas mundiais, desde 2000, fizeram com que muitos países desenvolvidos empobrecessem.
- E) a difusão tecnológica tornou pequena a distância nos níveis de desenvolvimento entre países de renda alta, média e baixa.
Resposta:
Resposta: A) Desde a década de 1990, cresceram muito as diferenças econômicas entre os países que constituem o grupo dos subdesenvolvidos.
A globalização e a divisão internacional do trabalho trouxeram mudanças significativas na economia mundial, fazendo com que os países se desenvolvessem de forma desigual. A partir da década de 1990, as diferenças econômicas entre os países subdesenvolvidos começaram a aumentar, tornando a proposta de regionalização do mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos inviável.
Com o aumento da globalização, os países que tinham uma economia mais forte passaram a ter mais oportunidades de crescimento, enquanto os países mais pobres ficaram para trás. Além disso, a crise econômica mundial de 2000 agravou a situação, fazendo com que muitos países desenvolvidos também experimentassem uma crise econômica.
Portanto, a afirmação de que as diferenças econômicas entre os países subdesenvolvidos aumentaram muito desde a década de 1990 é verdadeira, tornando a proposta de regionalização do mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos inviável.
Deixe um comentário