“Desenvolvidas desde 1964 nas regiões fronteiriças com os Estados Unidos […] são zonas francas isentas de impostos com a condição de que sua produção seja inteiramente reexportada […] As normas de trabalho e ambientais são pouco restritivas, e a mão de obra, majoritariamente feminina e rural, é muito mais barata do que nos Estados Unidos”.
(DURAND, Marie-Françoise [et al]. Atlas da Mundialização:
Compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. p.152-153)
O texto refere-se a uma importante zona industrial do México, denominada
- A) ZEE’s.
- B) Moshav.
- C) Maquiladoras.
- D) Silicon Valley.
Resposta:
Resposta: C) Maquiladoras
A questão refere-se às zonas industriais no México, mais especificamente às Maquiladoras, que são zonas francas isentas de impostos, localizadas nas regiões fronteiriças com os Estados Unidos. Nessas zonas, as normas de trabalho e ambientais são pouco restritivas, e a mão de obra, majoritariamente feminina e rural, é muito mais barata do que nos Estados Unidos.
Essas zonas industriais foram desenvolvidas desde 1964 e são caracterizadas pela produção de bens destinados à exportação. As Maquiladoras se beneficiam de incentivos fiscais e de uma legislação trabalhista flexível, o que as torna atraentes para as empresas que buscam reduzir custos e aumentar a competitividade.
É importante notar que as Maquiladoras são diferentes das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), que são áreas designadas pelo governo para atrair investimentos estrangeiros e promover o desenvolvimento econômico. Já os Moshav são cooperativas agrícolas israelenses.
Portanto, a alternativa correta é a letra C) Maquiladoras, que se refere às zonas industriais no México que se beneficiam de incentivos fiscais e de uma legislação trabalhista flexível.
Deixe um comentário