Durante a pandemia da Covid-19, fronteiras foram fechadas, fluxos de produtos e de pessoas foram limitados, enquanto ideias e decisões de toda ordem continuaram a circular, graças às redes internacionais. A globalização, que se encontrava em sua fase mais avançada, ficou parcialmente ameaçada.
Sobre a crise gerada pela pandemia, assinale a afirmativa correta.
- A) Atingiu a soberania dos Estados Nacionais, porque estes tiveram que ceder parte do seu poder a um comando político-econômico centralizado.
- B) Estimulou as decisões individuais, porque os cidadãos ganharam autonomia devido às medidas de isolamento social que cerceavam a liberdade de ir e vir.
- C) Desacelerou o desenvolvimento das tecnologias de ponta, porque as inovações ficaram bloqueadas devido ao risco de contágio e de contaminação.
- D) Desestabilizou as cadeias de produção, porque a economia industrial organizada em circuitos globais foi afetada pela diminuição dos fluxos de circulação.
- E) Valorizou os projetos de integração entre Estados, porque os mercados não podiam agir segundo a lei da oferta e procura e da livre circulação de mercadorias.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Desestabilizou as cadeias de produção, porque a economia industrial organizada em circuitos globais foi afetada pela diminuição dos fluxos de circulação.
Resolução
GABARITO LETRA D
Sobre a crise gerada pela pandemia, assinale a afirmativa correta.
a) Atingiu a soberania dos Estados Nacionais, porque estes tiveram que ceder parte do seu poder a um comando político-econômico centralizado.
ERRADA. No âmbito externo a soberania se refere ao poder político especialmente no que diz respeito à defesa de seus interesses e a sua capacidade de ser independente e autônomo em relação aos outros países. O Covid-19 não transferiu o poder soberano dos Estados. Mesmo com a crise gerada pela pandemia conjuntura geopolítica atual ainda mantém a soberania nacional como máxima. Isso ocorre porque os operadores do Direito assumiram uma perspectiva sistêmica na prática do Direito Internacional contemporâneo que, apesar de suas falhas, ainda deve ser utilizado como instrumento para a paz e cooperação internacional.
Os planos de contingência para o enfrentamento do Covid-19 dependem, inevitavelmente, do reposicionamento do papel do Estado na garantia da soberania, na direção de um desenvolvimento econômico e social que garanta direitos humanos; de medidas urgentes que assegurem políticas de atendimento da população, com cuidado, proteção, promoção de autonomia e participação, o que requer a retomada da Seguridade Social pública, integrada com demais direitos e políticas sociais para a prestação de serviços e benefícios com qualidade e de modo universal.
b) Estimulou as decisões individuais, porque os cidadãos ganharam autonomia devido às medidas de isolamento social que cerceavam a liberdade de ir e vir.
ERRADA. As ações coletivas são necessárias para atender uma demanda de uma variedade de públicos que necessita de informação confiáveis e tomadas de decisões sobre a pandemia. Gestores públicos, técnicos da área de gestão, profissionais da saúde, pesquisadores, jornalistas, ONGs, grupos de advocacia (advocacy groups), entidades e associações representativas de comunidades e a sociedade civil são alguns dos públicos que podem se beneficiar dos resultados desta iniciativa. O Estado por meio de ações conjuntas e coletivas deve realocar os locais onde podemos cuidar da saúde das pessoas para eliminar mortes e hospitalizações
c) Desacelerou o desenvolvimento das tecnologias de ponta, porque as inovações ficaram bloqueadas devido ao risco de contágio e de contaminação.
ERRADA. O coronavírus acelerou o uso de tecnologias de ponta como a Inteligência Artificial, que permite otimização de custos com fretes e rotas, automação de processos burocratizados, análise preditiva e até o uso de robôs e drones. Com base nos novos moldes sociais, a telemedicina, ou medicina a distância, também avançou e passou a contar com auxílio essencial da tecnologia. Tanto para ações de videoconferência como para assinatura eletrônica de documentos (como receituário e atestados), a tecnologia é fundamental. Além disso, no caso da Covid-19, foi desenvolvida uma tecnologia conhecida como RNA mensageiro (mRNA) nos Estados Unidos, baseada em material sintetizado artificialmente a partir do código genético do vírus.
d) Desestabilizou as cadeias de produção, porque a economia industrial organizada em circuitos globais foi afetada pela diminuição dos fluxos de circulação.
CORRETA. A pandemia da COVID-19 tem não somente interrompido as cadeias de abastecimento locais, mas também afetado profundamente as cadeias de suprimentos globais em diversos estágios, desde as fontes de abastecimento até o cliente final. Com a pandemia, foi vista a dificuldade de muitas empresas em se manterem ativas, sejam elas, pequenas, médias ou grandes. Muito disso devido à falta de matéria prima. Nesse sentido, temos observado atrasos no suprimento e até a ruptura de estoques de diversas fábricas em todo o mundo. No Brasil, a agricultura familiar foi a mais atingida, já que houve perda de espaço para venda e parte significativa da produção acabou estragando antes mesmo de ser colhida. Por fim, há uma completa incapacidade de prever quando a pandemia será contida, pois uma única área infectada no globo é sem dúvida, uma área de alto risco para um novo surto.
e) Valorizou os projetos de integração entre Estados, porque os mercados não podiam agir segundo a lei da oferta e procura e da livre circulação de mercadorias.
ERRADA. Na Lei da Oferta e da Procura, os consumidores procuram os produtos e serviços de interesse. Enquanto isso, empresas ofertam esses mesmos produtos ou serviços conforme disponibilidade. As paralisações, necessárias para conter a disseminação do coronavírus, levaram a uma queda na produção e, consequentemente, na oferta de produtos. Ao mesmo tempo, a demanda da população cresceu conforme as economias reabriram, além dos incentivos com programas de auxílios por parte de diversos governos para mitigar os impactos econômicos da pandemia. Nesse cenário, entrou em ação a famosa lei da oferta e demanda.
Para exemplificar podemos citar a pandemia de Covid-19. Bem no início, houve uma grande procura pelo álcool gel como uma maneira de evitar a contaminação pelo coronavírus. E como as empresas que ofertam esse produto não estavam preparadas, houve a escassez. Como resultado, os preços do álcool gel duplicaram ou até triplicaram de preço nos estabelecimentos que tinham estoque.
Deixe um comentário