Em 2008, os EUA vivenciaram o fenômeno conhecido como estouro da bolha imobiliária, que atingiu duramente a economia do país, a maior do planeta, e gerou ondas de impacto em escala global. Dois anos mais tarde, a crise atingiu a União Europeia, que se acreditava ser o mais sólido bloco econômico do mundo. No que se refere a esse assunto e a aspectos históricos a ele pertinentes, julgue (C ou E) o próximo item.
A crise europeia expressa-se pela enorme dívida pública, ocasionada por gastos excessivos, com despesas maiores do que as receitas e sem o devido lastro de reservas, em países como Grécia, Itália, Irlanda, Portugal e Espanha.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
RESPOSTA: CERTO
Afirmação correta, uma vez que a crise mundial desencadeada pela bolha imobiliária nos Estados Unidos a partir de 2008 afetou profundamente países europeus como Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, conhecidos pela sigla PIIGS. Os PIIGS apresentam uma Economia pouco sólida, na qual o Estado encontra-se com as contas desequilibradas e com pouca reserva cambial, devido à irresponsabilidade fiscal dos administradores, pois os gastos públicos superam em muito a capacidade do Estado de pagar sua dívida. Como consequência do desequilíbrio fiscal e econômico presente nos PIIGS, que gerou entre outros efeitos a fuga dos investimentos, as taxas de desemprego subiram nesses países que já apresentavam altas taxas de desemprego estrutural antes da crise.
Deixe um comentário