Em relação ao processo de internacionalização das empresas brasileiras, verifica-se que as grandes construtoras do País começaram sua movimentação internacional seguindo os critérios de proximidade geográfica e afinidades culturais. Atualmente, existem 885 empresas brasileiras que investem em 52 países, o que indica que não o fazem apenas as grandes, mas também as médias.
ZIBECH, R. Brasil potência. Entre a integração regional e o novo imperialismo. Rio de Janeiro: Consequência, 2012, p.196. Adaptado.
A presença internacional dessas 885 empresas brasileiras está mais concentrada nas seguintes partes do planeta:
- A) África e Oceania
- B) África e América do Sul
- C) América do Sul e Europa central
- D) América do Sul e Europa setentrional
- E) América do Norte e Europa ocidental
Resposta:
A alternativa correta é letra B) África e América do Sul
RESPOSTA: LETRA “B”
O texto da questão dá uma dica acerca da resposta, quando cita os critérios de "proximidade geográfica e afinidades culturais".
LETRA “A” – ERRADA – Desde o governo Lula o intercâmbio comercial e financeiro com países africanos tem crescido, favorecendo a instalação de multinacionais brasileiras nesse continente, porém o mesmo não ocorreu com os países da Oceania.
LETRA “B” – CERTA – Dentro do contexto da política internacional adotada pelo PT, a partir do governo Lula inicia-se fortemente uma política de valorização das relações com países da África e da América do Sul, juntamente com fortalecimento da participação do Brasil nos BRICS. Assim foram concedidos empréstimos subsidiados pelo BNDES a multinacionais brasileiras que tivessem por objetivo expandir seus negócios para os países desses dois continentes. Como afirma a questão, multinacionais brasileiras têm investido em países da América do Sul, entre outros motivos, por seguir critérios de proximidade geográfica e afinidades culturais. Além de que países em desenvolvimento oferecem mão de obra barata e um grande potencial de expansão do mercado consumidor. Empresas como Vale do Rio Doce, Petrobrás, Gerdau, grupo Votorantim, Marco Polo, Friboi e diversas empreiteiras do ramo de construção civil são exemplos de multinacionais brasileiras que atuam no exterior.
LETRA “C” – ERRADA – Como já foi explicado anteriormente, a América do Sul tem recebido muitas multinacionais brasileiras, mas o mesmo não tem acontecido em relação aos países da Europa Ocidental. Países da Europa Ocidental costumam apresentar mão de obra sindicalizada (mais cara) e um mercado consumidor que não se apresenta em expansão como nos países em desenvolvimento.
LETRA “D” – ERRADA – A Europa Setentrional inclui países do norte da Europa, como Dinamarca, Noruega e Suécia, os quais não fazem parte dos países que mais recebem multinacionais brasileiras. Os motivos para a existência dessa realidade são praticamente os mesmos da Europa Ocidental.
LETRA “E” – ERRADA – Ainda há um grande número de multinacionais brasileiras instaladas em solo norte-americano, porém essa não tem sido a maior tendência nos últimos anos. As multinacionais brasileiras têm buscado mais intensamente investimentos em solo africano e sul-americano. A Europa Ocidental também não tem sido visada por esses investidores.
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