Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir a respeito da dimensão geográfica e geoeconômica da globalização.
( ) Há uma crescente interdependência dos mercados, resultante da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.
( ) O novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está em processo de desconcentração com reconcentração em regiões e países de mão de obra barata.
( ) A dimensão cultural da globalização provoca uma certa padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos das economias capitalistas centrais, porém, não sem resistências e readequações em alguns países.
( ) Há um fortalecimento das corporações transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicação e energia, eliminando as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- A) V, V, V, F.
- B) F, V, F, V.
- C) F, F, V, F.
- D) V, F, F, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V, V, V, F.
Resolução
GABARITO LETRA A
(V ) Há uma crescente interdependência dos mercados, resultante da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.
VERDADEIRO. A globalização tem entre suas características mais marcantes a ampliação dos mercados mundiais. A facilidade de compras e expansão de produtos e serviços para fora dos países tem estreitado cada vez mais a ligações entre diferentes territórios. Esse processo é caracterizado pela intensificação das interdependências, do crescimento e da aceleração de redes econômicas, trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação. Além disso, devido as características do capitalismo, os países são dependentes uns dos outros. Por isso, aos agentes da globalização (fundamentalmente as grandes corporações internacionais), interessa a remoção de qualquer entrave à livre circulação do capital.
( V) O novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está em processo de desconcentração com reconcentração em regiões e países de mão de obra barata.
VERDADEIRO. Os efeitos da globalização no campo industrial condicionaram à internacionalização da produção, condicionando às estruturas que predominam na produção e no intercâmbio de produtos. A desconcentração geográfica (divisão dos processos produtivos, segundo fases e lugares) da produção é representada pela difusão das filiais distantes da matriz. Embora fisicamente distantes, as empresas ainda respondem à matriz, que é responsável por centralizar a gestão, ou seja, a intensa desconcentração espacial na produção industrial foi acompanhada de uma crescente concentração e centralização em termos de capacidade de comando sobre ativos, recursos produtivos e conhecimento.
(V ) A dimensão cultural da globalização provoca uma certa padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos das economias capitalistas centrais, porém, não sem resistências e readequações em alguns países.
VERDADEIRO. A influência global nas culturas ocorre no âmbito da alimentação, vestimenta, música, idioma. São mudanças nos costumes atreladas ao fenômeno da globalização. Essa nova realidade acontece, graças ao advento dos novos aparatos tecnológicos e informacionais que possibilitam a instantaneidade das ações e acontecimentos. No entanto, em diversas partes do mundo é possível observar resistência à uniformização cultural, promovida pelo poder econômico. Podemos citar, por exemplo, a resistência religioso-cultural armada de grupos como Al-Qaeda e o Estado Islâmico.
( F) Há um fortalecimento das corporações transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicação e energia, eliminando as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.
FALSO. As transnacionais não têm o controle dos meios de comunicação e energia, muito menos eliminaram as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.
A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global. Essas corporações utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.
Como resultado temos transnacionais presentes em praticamente todos os setores da economia tais como: indústria do petróleo, setor automotivo, petroquímica, bancos, indústria farmacêutica, produção de vestimentas, armamentos e tecnologia de ponta. No entanto, essas corporações detém o controle da tecnologia, não o poder central exercido pelos Estados.
Logo, a sequência correta de cima para baixo é V, V, V, F.
Deixe um comentário