Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançado no final de 2017, na Assembleia das Nações Unidas, estima que 152 milhões de crianças foram submetidas a trabalho infantil em 2016, sendo 64 milhões do gênero feminino e 88 milhões do masculino. Isso representa que uma em cada dez crianças de 5 a 17 anos foi explorada dessa forma em todo o mundo.


(http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/

noticia/2017-09/oit-152- -milhoes-de-criancas-trabalho-infantil-2016. Acesso em 26.04.2019)


O trabalho infantil

Resposta:

A alternativa correta é letra E) está concentrado, principalmente, nas regiões do globo onde as atividades agrícolas tradicionais demandam grande contingente de mão de obra.

GABARITO LETRA E

 

Vamos  aos comentários das outras alternativas

 

a) demonstra que inúmeros países do mundo ainda permanecem na fase inicial da transição demográfica, com predomínio de crianças e jovens.

 

ERRADA.O trabalho infantil não estar sustentado nessas características. A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pré-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos. Nesses casos, são sociedades que contam com um baixo desenvolvimento econômico e social, onde nascem muitas pessoas anualmente e, ao mesmo tempo, perdem-se muitas vidas em razão de epidemias, baixa expectativa de vida e precárias condições sanitárias. Um cenário como esse pôde ser visto na Europa na fase inicial de sua industrialização.

 

b) revela o aumento da internacionalização da economia mundial e a expansão das atividades das corporações transnacionais em países pobres.

 

ERRADA. O trabalho infantil não estar sustentado nessas características. As estratégias globais das transnacionais estão sustentadas no aumento de produtividade possibilitado pelas novas tecnologias e métodos de gestão da produção. Tais estratégias envolvem igualmente investimentos externos diretos realizados pelas transnacionais e pelos governos dos seus países de origem.

 

c) mostra que a divisão territorial e etária do trabalho ainda é incipiente em áreas do globo com altos níveis de conflitos e pobreza entre a população.

 

ERRADA. O trabalho infantil não estar sustentado nessas características. Os altos níveis de conflitos e pobreza entre a população estão relacionados a má distribuição de renda, falta de água, falta de qualificação e saneamento básico.

 

d) reforça o papel das grandes organizações supranacionais como a ONU, responsáveis pelo controle e eliminação da exploração de crianças e jovens.

 

ERRADA. A ONU e outras organizações tem papel supra educativo.  O combate ao trabalho infantil se dá de diversas formas. A principal delas é a atuação de grupos de Direitos Humanos, que buscam fiscalizar e denunciar esse tipo de exploração.Muitas ações contam com o apoio de empresas e setores da sociedade civil para a erradicação do trabalho infantil. Entretanto, o principal caminho para se chegar a esse resultado é o fortalecimento das políticas de redução da desigualdade social, que costuma levar as crianças ao mercado de trabalho.

 

e) está concentrado, principalmente, nas regiões do globo onde as atividades agrícolas tradicionais demandam grande contingente de mão de obra.

 

CORRETA. Considerando as incidências de trabalho escravo no mundo por continentes, quem lidera essa triste lista é o continente africano, com 72,1 milhões de crianças, seguido pelo continente asiático, com 62 milhões. Considerando o ramo de atuação, o trabalho infantil no mundo está concentrado principalmente na agricultura (71%), seguido do setor de serviços (17%) e setor industrial (12%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *