Globalização é, fundamentalmente, a integração mais estreita dos países que resultou da enorme redução dos custos de transportes e de comunicação e da destruição das barreiras artificiais à circulação de mercadorias, serviços, capitais, conhecimentos e, em menor escala, pessoas.
CAMPOS, L., CANAVEZES, S. Introdução à Globalização. Instituto Bento Jesus Caraça. CGTP. 2007.
Sobre o processo de globalização, assinale a afirmativa correta.
- A) Estimula a competitividade entre as empresas, o que aumenta as migrações internacionais de mão de obra sem qualificação técnica.
- B) Restringe o desenvolvimento tecnológico, o que provoca o deslocamento das fábricas e o agravamento dos problemas ambientais.
- C) Trata-se de um processo à escala regional, ou seja, transversal ao conjunto de países que estabeleceram normas para constituir blocos econômicos.
- D) Caracteriza-se pela desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre as instituições tendem a desvincular-se das contingências do espaço.
- E) Amplia a crescente autonomia dos Estados, das organizações e dos indivíduos, tanto na esfera das relações econômicas quanto no nível da interação social e política.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Caracteriza-se pela desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre as instituições tendem a desvincular-se das contingências do espaço.
Resolução
GABARITO LETRA D
CAMPOS, L., CANAVEZES, S. Introdução à Globalização. Instituto Bento Jesus Caraça. CGTP. 2007.
Sobre o processo de globalização, assinale a afirmativa correta.
a) Estimula a competitividade entre as empresas, o que aumenta as migrações internacionais de mão de obra sem qualificação técnica.
ERRADA. A Globalização foi um conjunto de transformações nos âmbitos econômicos, sociais, culturais e políticos que marcou uma nova ordem mundial e a ascensão do modelo econômico capitalista. O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas.
A globalização econômica fez aumentar a competitividade em âmbito internacional, principalmente através do comércio exterior, fazendo com que as empresas buscassem formas de reduzir custos de produção, comercialização e transporte
Com a globalização da economia muitos países desenvolvidos têm recrutado trabalhadores qualificados dos países periféricos para atuarem em suas empresas, esse fenômeno é chamado de fuga de cérebro (deslocamentos de profissionais especializados para aplicar seus conhecimentos em outros países).
b) Restringe o desenvolvimento tecnológico, o que provoca o deslocamento das fábricas e o agravamento dos problemas ambientais.
ERRADA. A globalização difundiu conhecimento e tecnologia. A integração tanto econômica quanto cultural entre os países no período da globalização, ou seja, a partir de 1990, só foi possível com o desenvolvimento e a popularização de diversas tecnologias que adquiriram um papel fundamental tanto para revolução da economia mundial quanto das sociedades. As redes de comunicação, cada vez mais rápidas e eficientes, especialmente por causa da proliferação da internet, permitiram o acesso a qualquer parte do globo de forma instantânea, e contribuíram para: o desenvolvimento do comércio internacional; o crescimento do número de empresas multinacionais e/ou transnacionais.
Por fim, os países ricos tem se deslocado suas fábricas para os países com custos de produção mais baixos. O desenvolvimento massivo de meios de transportes que ocorreu em paralelo à globalização é responsável por graves problemas ambientais, incluindo emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar e contribuição para o aquecimento global.
c) Trata-se de um processo à escala regional, ou seja, transversal ao conjunto de países que estabeleceram normas para constituir blocos econômicos.
ERRADA. A globalização não está restrita a escala regional. É um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Provocou mudanças principalmente, nos meios de transportes e telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias.
A globalização faz circular deforma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de experiências. Este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente avanços nas áreas de Medicina, Genética, Biomedicina, Física, Química. Com a globalização ocorreu um aumento do intercâmbio cultural entr e pessoas de diversos países do mundo.
d) Caracteriza-se pela desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre as instituições tendem a desvincular-se das contingências do espaço.
CORRETA. O processo de Globalização e a desterritorialização da sociedade são baseados no avanço da tecnologia, principalmente de comunicação e transporte.
Para muitos autores, os processos de desterritorialização são uma das marcas fundamentais da chamada pós-modernidade, afetando diferenciadamente todos os contextos espaciais. Assim, seria sobretudo através das relações econômicas, capitalistas, especialmente no que se convencionou chamar de globalização econômica e, mais enfaticamente, no campo financeiro e nas atividades mais diretamente ligadas ao "ciberespaço", que se dariam os principais mecanismos de destruição de barreiras ou de "fixações" territoriais.
Para as empresas, a globalização traduziu-se na desterritorialização da cadeia produtiva. Uma única mercadoria é criada e montada em várias partes do mundo, dependendo das condições favoráveis que se apresentem, seja de matéria-prima ou mão-de-obra.
e) Amplia a crescente autonomia dos Estados, das organizações e dos indivíduos, tanto na esfera das relações econômicas quanto no nível da interação social e política.
ERRADA. O processo de globalização implicou alterações múltiplas e substanciais:
1) o movimento do capital ganhou velocidade excepcional e sua capacidade de reprodução foi potencializada;
2) o mercado financeiro foi tornado global e virtual e o fluxo de moedas e capitais alcançou agilidade exponencial;
3) a circulação de mercadorias e capitais, o deslocamento de pessoas e grupos, em todas as direções e regiões, criaram condições para a desterritorialização econômica e o desenraizamento cultural e identitário, desalinhando ou dissipando fronteiras, reais ou imaginárias;
4) as relações de trabalho, a sociabilidade e a representação, os meios de informação e comunicação viram-se drasticamente alterados e transtornados;
No plano econômico, a globalização caracteriza-se pela desnacionalização financeira com intensa mobilidade internacional do capital, isto facilitado por um mercado que tem como característica relevante a facilidade de comunicação, transmissão e processamento de informações.
No plano político, o maior desafio refere-se a perda de autonomia do Estado nacional, uma vez que a globalização conduziu a uma concentração significativa do poder econômico decorrente do poder de decisão. Este poder de decisão concentra-se nas mãos de um pequeno grupo de grandes empresas transnacionais e instituições econômicas mundiais.
Deixe um comentário