Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia a sinopse a seguir.


Vídeo: agricultores de cacau da Costa do Marfim
experimentam chocolate pela primeira vez


Talvez você pense que o chocolate é uma coisa universal, algo que tem em todo lugar e que todo mundo pode aproveitar. Mas não é bem assim. Há pessoas que nunca experimentaram chocolate, mesmo os agricultores que dão duro para plantar o cacau para vendê-lo por alguns poucos centavos na Costa do Marfim.


(http://gizmodo.uol.com.br/agricultores-de-cacau -experimentam-chocolate-pela-primeira-vez/)


O professor de Geografia utilizou o vídeo para abordar aspectos do espaço agrário em alguns países do continente africano destacando, principalmente,

Resposta:

A alternativa correta é letra D) o destino da produção, voltada para a exportação, e o baixo retorno financeiro para os produtores locais.

RESPOSTA: LETRA "D"

 

LETRA "A" - ERRADA - O vídeo não trata sobre a dificuldade do processo de produção agrícola em climas tropicais úmidos e sim sobre a lógica injusta e desigual presente no nosso atual sistema econômico.

 

LETRA "B" - ERRADA - Apesar da situação descrita pela assertiva estar de acordo com a realidade da maioria dos países africanos, o foco do vídeo é outro.

 

LETRA "C" - ERRADA - O vídeo não trata sobre esse assunto.

 

LETRA "D" - CERTA - A interpretação correta sobre o vídeo é a descrita pela LETRA "D", pois apesar dos agricultores serem os maiores responsáveis pela produção do cacau, devido à lógica injusta do nosso sistema econômico, ainda não haviam tido a oportunidade de desfrutar do produto derivado da matéria-prima que eles mesmos produziram. Tal realidade ocorre devido ao destino da produção do cacau, voltado para a exportação aos países mais ricos, que por meio de processos industriais transformam a matéria-prima cacau em chocolate, produto de maior valor agregado, o qual está fora da possibilidade econômica dos agricultores pobres da África.

 

LETRA "E" - ERRADA - Os países africanos, principalmente aqueles da África Subsaariana, encontram-se desintegrados da dinâmica econômico-financeira mundial, porém não é esse o foco do vídeo. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *