Leia as afirmativas sobre a situação atual da China.
Folha de S.Paulo, 01 ago. 2010.
I – A expansão econômica da China é expressiva desde o final da década de 70, quando o país adotou reformas econômicas importantes.
II – Com o avanço do crescimento do PIB, a China alcançou índices de riqueza per capita bastante elevados.
III – A transformação da China – país de aproximadamente 1,35 bilhões de habitantes em superpotência – já é um dos temas mais estudados no mundo.
IV – Uma das explicações divulgadas para o sucesso chinês está no fato de adotar, junto ao modelo econômico de base estatal, mecanismos importantes da economia de mercado, suprimindo qualquer oposição ao seu projeto de resgate de potência.
V – A ascensão chinesa pode ameaçar o restante do mundo pela corrida por matérias–primas e pelos riscos ambientais relacionados ao seu crescimento econômico.
Está correto APENAS o que se afirma em
- A) I e II.
- B) III e IV.
- C) II, III e V.
- D) I, II, III e IV.
- E) I, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I, III, IV e V.
Gabarito: LETRA E
A questão versa sobre a China, solicitando para o candidato julgar as afirmativas de acordo com os aspectos econômicos, populacionais e ambientais do país. Nesse sentido, vamos analisar item por item para encontrar a resposta correta.
CORRETA. A China iniciou um processo de reformas econômicas significativas no final da década de 70, sob a liderança de Deng Xiaoping. Essas reformas incluíram a abertura para investimentos estrangeiros e a liberalização do mercado, o que levou a um crescimento econômico acelerado.
ERRADA. Embora a China tenha experimentado um crescimento econômico impressionante, sua riqueza per capita ainda é relativamente baixa em comparação com os países desenvolvidos. A grande população da China significa que, mesmo com um PIB alto, o PIB per capita não alcançou níveis elevados comparados a economias mais desenvolvidas.
CORRETA. A ascensão da China como uma superpotência econômica e geopolítica é um tópico amplamente estudado e discutido por acadêmicos e analistas ao redor do mundo devido ao impacto global que isso tem. O papel do Partido Comunista Chinês e as reformas políticas internas, desde as políticas de Deng Xiaoping até as estratégias atuais de Xi Jinping, são temas centrais em muitos estudos acadêmicos.
CORRETA. O modelo econômico chinês é conhecido como "socialismo de mercado" e combina elementos da economia de mercado, como a livre iniciativa e a competição, com um forte controle estatal sobre setores estratégicos da economia. Além disso, o regime político autoritário da China suprime a oposição para manter estabilidade e apoiar seu projeto de desenvolvimento.
CORRETA. A rápida ascensão econômica da China tem levado a uma alta demanda por matérias-primas e tem gerado preocupações ambientais tanto na China quanto no resto do mundo. A busca por recursos e os impactos ambientais são questões globais importantes relacionadas ao crescimento da China. Além disso, a política externa chinesa, cada vez mais assertiva, tem sido alvo de críticas e tem gerado tensões em diversas regiões do mundo.
Logo os itens I,III, IV e V estão corretos e o item II está errado.
Deixe um comentário