Leia atentamente o texto a seguir:
Uma potência rebelde
O Ocidente passou as últimas décadas esperando que o crescimento econômico mudasse a política chinesa – mas é a China que mudará a política mundial.
Para o mundo inteiro, e especialmente para o Brasil, a ascensão da China como potência econômica tem sido uma bênção. Até a pouco mais de uma década atrás, a economia mundial dependia dos humores do consumidor americano para crescer – e afundava junto com ele, quando as coisas não iam bem nos Estados Unidos. Hoje, o cenário mudou, e para melhor. Após três décadas de crescimento espetacular, a China ganhou musculatura suficiente para sustentar o resto do mundo, enquanto os Estados Unidos vivem a maior recessão desde o pós-guerra.
A economia chinesa cresceu 10,7% no último trimestre de 2009, mantendo a demanda por matérias-primas que tanto ajuda a impulsionar a economia brasileira. A resistência chinesa à crise financeira mundial tornou ainda mais popular a tese de que o país caminha para a supremacia econômica nas próximas décadas. A previsão é que a China ultrapassará os Estados Unidos no posto de maior produto interno bruto do planeta em 2027, mais de 20 anos antes do previsto no primeiro relatório que criou o termo BRIC para descrever a força dos maiores países emergentes (…).
http://portalexame.abril.com.br – Acesso em 03/03/2010 (Texto adaptado)
De acordo com o texto, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) para as afirmativas abaixo. Depois, marque a alternativa solicitada.
I. ( ) a China apresenta potencial produtivo para assegurar a economia mundial no futuro.
II. ( ) o sistema capitalista da China se apresenta como fator preocupante para o mundo.
III. ( ) os EUA estão caminhando para a perda da hegemonia global.
IV. ( ) os parceiros comerciais emergentes da China são Índia, Brasil e Rússia.
Estão CORRETAS as afirmativas dos itens
- A) I
- B) I, III e IV
- C) I e II
- D) I e IV
Resposta:
Resposta: B) I, (Verdadeira), III (Verdadeira) e IV (Verdadeira)
Explicação:
O texto apresenta a ascensão da China como uma potência econômica e sua influência no mundo. Afirmativa I é verdadeira porque o texto destaca a capacidade da China em sustentar a economia mundial, ao crescer 10,7% no último trimestre de 2009 e manter a demanda por matérias-primas que ajudam a impulsionar a economia brasileira.
Afirmativa III é verdadeira porque o texto menciona que a China está caminhando para ultrapassar os EUA como a maior economia do mundo, prevendo que isso ocorra em 2027, o que significa que os EUA estão perdendo a hegemonia global.
Afirmativa IV é verdadeira porque o texto cita que a China é um dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), grupo de países emergentes que estão ganhando força econômica.
Portanto, as afirmativas I, III e IV são verdadeiras, o que faz da alternativa B a resposta correta.
Deixe um comentário