Leia o fragmento a seguir.
Com a globalização e a Revolução Técnico Científica, além dos consequentes avanços nos transportes e nas telecomunicações, as indústrias não precisam necessariamente se instalar próximas ao mercado consumidor. Na real idade, para as grandes corporações, o mercado consumidor é o mundo todo. A Nike, por exemplo, produtora de material esportivo, com sede nos EUA, contrata outras empresas para produzir seus tênis, bolas, agasalhos, entre outros produtos, em diferentes países.
(SENE, Eustáquio & MOREIRA, João Carlos. Geografia: geral e
do Brasil. Volume 3. Sao Paulo: Scipione, 2014, p 130 –
Adaptado)
Entre os fatores locacionais a seguir, assinale o que é mais visado por empresas como a Nike Quando contratam outras empresas em outros países.
- A) Círculos de controle de qualidade
- B) Mão de obra barata
- C) Investimento em pesquisa
- D) Fontes de energIa renováveis
- E) Rede de telecomunicação
Resposta:
Resposta: B) Mão de obra barata
A resposta correta é a letra B) Mão de obra barata. Isso ocorre porque as empresas, multinacionais, como a Nike, contratam outras empresas em outros países para produzir seus produtos, buscando benefícios econômicos, como mão de obra mais barata, para reduzir custos e aumentar lucros.
No trecho do texto, é possível notar que a globalização e a Revolução Técnico-Científica permitiram que as indústrias não precisassem mais se instalar próximas ao mercado consumidor. Além disso, as grandes corporações, como a Nike, consideram o mercado consumidor como sendo o mundo todo.
Desse modo, a Nike contrata empresas em diferentes países para produzir seus produtos, como tênis, bolas, agasalhos, entre outros. Isso permite que a empresa reduza custos, uma vez que a mão de obra é mais barata em alguns países.
Portanto, a alternativa B) Mão de obra barata é a mais visada pelas empresas como a Nike quando contratam outras empresas em outros países.
Deixe um comentário