Leia o trecho sobre o espaço agrário.
É possível afirmar que houve uma redução das distâncias com a consequente aproximação de contatos e lugares. O território recebe então “novos conteúdos, novos comportamentos, graças às enormes possibilidades de produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informação, das ordens e dos homens”.
(SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início o século XXI. Rio de Janeiro, Record, 2001.).
A agricultura científica globalizada provocou
- A) mudanças na relação do homem com a natureza, o surgimento de novas cidades e uma nova dimensão do território em razão de seu uso.
- B) a redução da competitividade que leva ao aumento da produtividade.
- C) minimização da importância do território com a redução da utilização de objetos técnicos, criadores de novas infraestruturas, renovadores de sua materialidade, de novos fixos e fluxos com o objetivo de fazer circular a produção.
- D) o retorno de estrutura econômica arcaica baseada na redução da competitividade que acelera a entrada da racionalidade em todos os aspectos da atividade produtiva.
- E) o crescimento e constante desenvolvimento de certas formas de agricultura familiar tradicionais, resultado da união da ciência com a técnica e com a informação.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) mudanças na relação do homem com a natureza, o surgimento de novas cidades e uma nova dimensão do território em razão de seu uso.
Gabarito: alternativa A)
Devemos assinalar a alternativa que traz uma das consequências da agricultura científica globalizada na perspectiva do geógrafo brasileiro Milton Santos.
a) mudanças na relação do homem com a natureza, o surgimento de novas cidades e uma nova dimensão do território em razão de seu uso.
Correta! O item traz uma síntese do trecho destacado pela questão. A agricultura científica globalizada é baseada em uma lógica totalmente diferente da agricultura de subsistência ou em pequena escala. Nesse sentido, a agricultura científica globalizada implica em altíssimos investimentos no cultivo de gêneros agrícolas para a exportação, na mecanização da produção e no emprego de técnicas e produtos que potencializem essa produção.
Logicamente, as características desse tipo de agricultura resultam em mudanças na relação do homem com a natureza, os pesados investimentos mudam a infraestrutura das cidades e até podem fazer surgir novos centros urbanos, enfim, o território é profundamente modificado em razão de seus usos.
b) a redução da competitividade que leva ao aumento da produtividade.
Incorreta. A produção agrícola voltada à exportação provoca o aumento da competitividade, a busca pelo aumento da produtividade e dos lucros é constante.
c) minimização da importância do território com a redução da utilização de objetos técnicos, criadores de novas infraestruturas, renovadores de sua materialidade, de novos fixos e fluxos com o objetivo de fazer circular a produção.
Incorreta. Na lógica desse tipo de agricultura, ocorre a racionalização e a maximização da utilização de objetos técnicos que aumentem a produtividade.
d) o retorno de estrutura econômica arcaica baseada na redução da competitividade que acelera a entrada da racionalidade em todos os aspectos da atividade produtiva.
Incorreta. Pelo contrário, esse tipo de agricultura moderniza e dinamiza a estruturas econômicas. Isso também implica na racionalização da produção e no aumento da competitividade.
e) o crescimento e constante desenvolvimento de certas formas de agricultura familiar tradicionais, resultado da união da ciência com a técnica e com a informação.
Incorreta. A agricultura científica globalizada possui objetivos absolutamente diferentes da agricultura familiar. Como o próprio termo sugere, a agricultura familiar tradicional é de subsistência.
Deixe um comentário