Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia os relatos a seguir:

 

“Ao final da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em julho de 2008, a sensação foi de desalento, como fica evidente nas palavras do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim: ‘É uma pena, pois para qualquer observador externo […] seria inacreditável que, depois do progresso alcançado, nós não conseguimos chegar a uma conclusão.’”

 

Adaptado de: Sene , E.; Moreira, J.C. – Geografia Geral
e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2ª ed.
2v. São Paulo: Scipione, 2012, p. 230.

 

“Mike Froman, o representante do governo dos Estados Unidos para assuntos de comércio internacional, escreveu um artigo publicado ontem pelo jornal ‘Financial Times’ que a agenda do desenvolvimento da Rodada de Doha, iniciada 14 anos atrás, deveria ser substituída, porque ela simplesmente não produziu resultados.”

 

w w w 1 . f o l h a u o l . c o m . b r / m e r c a d o / 2 0 1 5 / 1 2 /
1719245_negociações.da.rodadadoha.

 

O fracasso atribuído por Celso Amorim e Mike Froman às sucessivas negociações acerca do comércio internacional de commodities e de bens industrializados deveu-se, principalmente, ao fato de que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) o tema da liberalização do comércio agrícola e de bens não agrícolas continuou a figurar como principal entrave político nas relações de comércio entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

Adaptado de: Sene , E.; Moreira, J.C. - Geografia Geral
e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2ª ed.
2v. São Paulo: Scipione, 2012, p. 230.

w w w 1 . f o l h a u o l . c o m . b r / m e r c a d o / 2 0 1 5 / 1 2 /
1719245_negociações.da.rodadadoha.

O fracasso atribuído por Celso Amorim e Mike Froman às sucessivas negociações acerca do comércio internacional de commodities e de bens industrializados deveu-se, principalmente, ao fato de que


a) não houve consenso, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acerca do comércio de bens e serviços ambientalmente sustentáveis.

Item INCORRETO. Não houve consenso, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acerca do comércio de commodities e de bens industrializados.


b) os países desenvolvidos exigiram que os países em desenvolvimento eliminassem os subsídios oferecidos pelos governos destes países às suas produções agrícolas, a fim de ampliar a participação de seus próprios produtos agrícolas no comércio internacional.

Item INCORRETO. Os países subdesenvolvidos exigiram que os países desenvolvidos eliminassem os subsídios oferecidos pelos governos destes países às suas produções agrícolas, a fim de ampliar a participação de seus próprios produtos agrícolas no comércio internacional.


c) o tema da liberalização do comércio agrícola e de bens não agrícolas continuou a figurar como principal entrave político nas relações de comércio entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

Item CORRETO. O teor das discussões da Rodada de Doha girou em torno dessa temática. 

Desse modo, este é o GABARITO da questão.


d) não houve consenso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento acerca da redução das emissões de gases de estufa e do comércio mundial dos créditos de carbono, a fim de desacelerar o aquecimento global.

Item INCORRETO. O dissenso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento não estava ligado a redução das emissões de gases de estufa e do comércio mundial dos créditos de carbono, a fim de desacelerar o aquecimento global.


e) ocorreu, por parte da OMC, a imposição de medidas impopulares para o equilíbrio das contas públicas dos países subdesenvolvidos, com vistas a atenuar os efeitos da crise financeira sobre os fluxos globais de comércio.

Item INCORRETO. A OMC não atua no sentido de impor medidas para o equilíbrio das contas públicas dos países, mas como um foro de discussão e regulamentação do comércio internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *