Milton Santos foi um dos maiores teóricos brasileiros para a Geografia e ajudou muito na compreensão de como são processadas as relações do espaço. Uma de suas discussões mais conhecidas versa sobre a construção do meio técnico científico informacional. O que é, segundo o autor, a construção desse meio?
- A) O espaço torna-se secundário, obsoleto, com a criação e destruição das fronteiras através da internet – que cria um novo mundo onde as distâncias são transpostas em segundos.
- B) É a superação do modelo colonial, onde o brasileiro busca sua própria imagem como nação, empregando técnicas e informações tipicamente brasileiras.
- C) A produção, a economia e o espaço tornam-se altamente mundializados, com as decisões e os objetos elaborados segundo o conhecimento científico.
- D) O homem passa a ser informacional, com a incorporação de tecnologias que relativizam o espaço, como carros ou até mesmo aviões.
- E) É o lugar onde são formuladas as ideias e parâmetros científicos que pautam a transformação da sociedade, como nos campi universitários.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A produção, a economia e o espaço tornam-se altamente mundializados, com as decisões e os objetos elaborados segundo o conhecimento científico.
Vamos analisar item por item para encontrar a resposta correta:
a) O espaço torna-se secundário, obsoleto, com a criação e destruição das fronteiras através da internet – que cria um novo mundo onde as distâncias são transpostas em segundos.
Item INCORRETO. Pelo contrário, o espaço geográfico torna-se o principal palco da construção do meio técnico-científico-informacional. Intrinsecamente relacionado com o processo de globalização, o meio teorizado por Milton Santos tem sua base no progresso das inovações tecnológicas registrado nos últimos anos, principalmente nos setores de telecomunicações, transportes e ciência. Como parte desse avanço, a internet contribuiu para a quebra de barreiras facilitando o maior e mais rápido fluxo de informações e capital, mas, sobretudo, favoreceu a produção e transformação do espaço geográfico pelo sistema capitalista.
b) É a superação do modelo colonial, onde o brasileiro busca sua própria imagem como nação, empregando técnicas e informações tipicamente brasileiras.
Item INCORRETO. A construção do meio técnico-científico-informacional ocorre em escala global, portanto não se restringe apenas ao emprego de técnicas e informações tipicamente brasileiras.
c) A produção, a economia e o espaço tornam-se altamente mundializados, com as decisões e os objetos elaborados segundo o conhecimento científico.
Item CORRETO. A junção entre técnica e ciência na busca por atender a demanda crescente do mercado foi o alicerce da construção do meio técnico-científico-informacional. Logo, esta nova fase do sistema capitalista promoveu o estreitamento e a integração mundial das relações socioespaciais, permitindo o maior fluxo de pessoas, informações e mercadorias, a expansão das multinacionais e a mundialização do capital.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
d) O homem passa a ser informacional, com a incorporação de tecnologias que relativizam o espaço, como carros ou até mesmo aviões.
Item INCORRETO. Na realidade, o meio passa a ser informacional, com a incorporação de tecnologias (informação, científica, transportes) que relativizam o espaço e o tempo, como carros, aviões e a internet.
e) É o lugar onde são formuladas as ideias e parâmetros científicos que pautam a transformação da sociedade, como nos campi universitários.
Item INCORRETO. O meio técnico-científico-informacional não é um lugar, mas uma fase do sistema capitalista responsável pela transformação do espaço geográfico.
Deixe um comentário